23 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 148

148) Somos obrigados a ouvir Missa?
Sim. Somos obrigados a ouvir Misa inteira nos domingos e dias santos de guarda.
A Santa Missa é o mais augusto ato, o mais santo, o mais belo da Sagrada Liturgia, e, por conseguinte, o centro de todo o culto católico. Jesus continua todos os dias e inúmeras vezes por dia, a oferecer-se sobre o altar ao Pai Eterno, como vítima pela humanidade. "Por Ele, com Ele e n'Ele nós adoramos, agradecemos, reparamos e impetramos todas as graças de que necessitamos para nós e para o nosso próximo".
Na Santa Missa Jesus roga por nós e sua oração é infalível. É por isso que a Santa Igreja obriga seus filhos a assistirem à Missa inteira aos domingos e festas de guarda. E, haverá porventura, um ato de religião mais sublime, com o qual possamos "santificar as festas"?
Todos os dias, mas principalmente aos domingos, badalam festivamente os sinos, convidando os fiéis à igreja, em cujo recinto se vão celebrar os mais augustos mistérios da Religião Católica, ao passo que a alma se põe em contato com as coisas espirituais, eternas e divinas para as quais foi criada. É na igreja que a alma se sente um membro vivo da Igreja universal, aí, mais do que em qualquer outro lugar, pois, toma parte no Sagrado Banquete, recebendo Cristo em sua alma e rememorando sua Sagrada Paixão. A voz do sino é voz de vida, de alegria e de devoto recolhimento. Muitos a escutam. Quantos, porém, a seguem?
Que mistério tem a voz do campanário
Nas horas de languor do término do dia,
Quando de lá da ermida, em sítio solitário,
Atira para o val os sons da "Ave Maria!"
Aquela voz suave,
Monótona e grave,
Acorda inspiração;
Blão... blão... blão... blão...
(D. Augusto, Cardeal-Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.