21 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 147 - 1ª Parte

147) Que é a Santa Missa?
1ª parte: A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Todos os povos, desde a mais remota antiguidade, ofereciam a Deus os seus sacrifícios. Esta prática foi colocada no coração do homem pelo próprio Deus. Quem não se lembra, já na aurora da humanidade, das ofertas de Abel, dos sacrifícios de Noé e de Abraão, este, pronto a imolar até seu único filho? Dentre todos, foi singular e importantissimo o sacrifício de Melquisedec. Personagem misteriosa: rei e sacerdote ao mesmo tempo, rei de paz e de justiça, "sacerdote de Deus Altíssimo, sem pai, sem mãe, sem genealogia". Perfeita figura de Cristo, que é chamado "Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedec".
Quando voltava Abraão vitorioso da batalha contra os reis, trazendo livre o sobrinho Lot, Melquisedec foi-lhe ao encontro, bendizendo-o e, em agradecimento, ofereceu a Deus ali mesmo no campo de combate uma oblação de pão e de vinho. Era a mais evidente figura do sacrifício eucaristico, no qual Cristo oferece ao Eterno Pai o seu Corpo e o seu Sangue preciosíssimo, debaixo das espécies de pão e de vinho.
É o sacrifício uma oferta feita a Deus de uma coisa sensível, que se destrói ou se imola, para se professar que Ele é o Criador e o Senhor supremo de todas as coisas.
Os incontáveis sacrifícios da Antiga Lei, cruentos e incruentos, não eram senão a figura e a promessa do sacrifício eucarístico. O profeta Malaquias anunciara claramente: "O meu afeto não está em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem eu aceitarei oferenda alguma das vossas mãos. Porque desde o nascer do sol até o poente, o meu nome é grande entre as nações e em todo o lugar se sacrifica e se oferece ao meu nome uma oblação pura" (Malaquias, 1, 10-11).
Qual é essa oblação pura que universal e incessantemente é oferecida ao Senhor dos exércitos? É, sem dúvida, o Sacrifício Eucarístico, o Sacrifício da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.