10 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 137

137) Quando é que o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue de Jesus?
O pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue de Jesus, no momento da consagração da Missa.
Inclinando sobre o altar, o sacerdote repete as mesmas misteriosas palavras que Jesus pronunciou na última ceia: "Isto é o meu corpo, este é o cálise do meu sangue".
Assim como na última ceia e em virtude destas palavras onipotentes, toda a substância do pão e toda substância do vinho convertem-se no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Maravilhosa conversão, à qual dá a Igreja o nome de Transubstanciação, isto é, mudança total de substância. Depois que se realiza o milagre eucarístico, o sacerdote genuflete e adora. Em seguida levanta a hóstia e o cálice para que os adorem os fiéis, repetindo com S. Tomé as palavras: "Meu Senhor e meu Deus!" É o momento solene da consagração.
Antes da consagração, a hóstia não era mais que pão. Depois da consagração tornou-se o Corpo do Senhor, vivo e palpitante sobre o altar. O cálice, antes da consagração, continha vinho com algumas gotas de água, as quais lembram a união da nossa humanidade com a divindade de Cristo. Depois da consagração, o vinho e as gotas de água convertem-se no Sangue preciosíssimo de Jesus. Todos os dias, inúmeras vezes e em todas as partes do mundo, pois a Igreja é universal, renova-se o milagre da última ceia, que foi a antecipação do sacrifício da cruz: "Fazei isto em memória de mim", disse Jesus aos Apóstolos. E enquanto a Terra produzir flores e frutos e o sol brilhar sobre o universo, renovar-se-á a ceia eucarística, para se cumprir a promessa de Jesus: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus, 28,30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.