27 de março de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 152

152) Que é a dor?
A dor ou arrependimento é o desgôsto e a aversão pelos pecados cometidos, que nos leva a fazer o própósito de nunca mais pecar.
Quando Jesus foi traído por Judas no Hôrto das oliveiras, Pedro e os outros Apóstolos fugiram assustados. Pedro voltou depois e foi seguindo de longe a Jesus, penetrando de mansinho no pátio da casa dos Pontífices. Aí ficou ao lado de uma fogueira, pois fazia muito frio.
"E, entretanto, estando Pedro em baixo no pátio, chegou uma das criadas do Sumo Sacerdote; e vendo Pedro que se aquecia, encarando nele disse: Tu também estavas com Jesus Nazareno. Mas ele negou, dizendo: Nem o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora para a entrada do pátio, e o galo cantou. E, tendo-o visto outra vez a criada, começou a dizer aos que estavam presentes: Este é daqueles. Mas ele o negou de novo.
E, pouco depois, os que ali estavam diziam a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu. E ele começou a imprecar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. E, imediatamente cantou o galo segunda vez. E Pedro recordou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, tu me negarás três vezes. E começou a chorar" (Marcos, 14, 66-72).
A dor é um vivo aborrecimento, é um pranto do coração por haver ofendido a Jesus. É necessária a todas as confissões, pois sem arrependimento não pode haver remissão dos pecados.
Narra uma graciosa lenda oriental, que um dia desejou Deus conhecer o que havia de mais lindo na Terra e mandou um anjo procurá-la.O anjo voou pelo universo inteiro, esmiuçou todas as facetas da vida e, finalmente, voltou para junto de Deus, dizendo-lhe: "Nada há mais belo na Terra do que as lágrimas do arrependimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.