19 de março de 2017

Tesouro de Exemplos - Parte 333

AS TRÊS CRIANÇAS DE FÁTIMA

As três crianças videntes de Fátima, Lucia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7, a SS. Virgem pedira sacrifícios pela conversão dos pecadores. Elas lho prometeram com gosto. No dia seguinte à primeira aparição, recordando-se das palavras da Virgem, perguntam-se: “Como faremos os sacrifícios?”
Vede — disse Francisco — demos nossa merenda aos cordeiros e façamos o sacrifício de não comer.
Aquele foi o primeiro dia de jejum. Muitas vezes deram sua comida às crianças das famílias pobres que viviam de esmola; e para enganar a fome que sentiam, recorriam a raízes, amoras e bolotas das azinheiras. Em casa, faziam o sacrifício de privar-se de frutas e guloseimas.
Um dia de verão, sob o sol abrasador do meio-dia, e estando em lugar árido e pedregoso, sentiram muita sede. Ofereceram-na pela, conversão dos pecadores. Mas depois,'como não pudessem suportar aquele tormento, foram a uma casa mais próxima e pediram um pouco d'água. Uma boa velhinha deu-lhes um jarro de água e um pedaço de pão. Lucia ofereceu o jarro a Francisco, mas ele não quis beber, “para sofrer pela conversão dos pecadores”. Jacinta também não quis beber pelo mesmo motivo. Então Lucia despejou toda a água na cavidade de uma pedra para que as ovelhas, ao menos, bebessem. Jacinta, porém, enfraquecida pela fome e pela sede, sentia-se mal e, com encantadora simplicidade, disse a prima:
— Vai dizer as rãs e aos grilos que se calem. Faz-me tanto mal a cabeça! Não aguento mais!
— E não queres sofrer isso pelos pecadores? — pergunta-lhe Francisco.
— Sim, quero. Deixa-os cantar..
As vezes passavam toda a semana, e até o mês todo, sem beber água.
Mortificavam-se com urtigas, com que esfregavam as mãos e as pernas. Por cilicio serviam-se de uma corda com nós, que atavam à cintura sobre a carne. Principalmente Jacinta, na enfermidade que tão cedo a levou, só queria sofrer. por amor de Nosso Senhor e pelos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.