9 de março de 2017

Tesouro de Exemplos - Parte 310

A QUEM MADRUGA DEUS AJUDA

A maior parte dos homens eminentes foram madrugadores. Pedro o Grande levantava-se antes da alva, porque queria viver tanto mais e dormir quanto menos possível. — Alfredo o Grande erguia-se antes de amanhecer. — Colombo traçava o plano de suas viagens nas primeiras horas da manhã. — Copérnico madrugava com o dia e o mesmo fizeram os mais famosos astrônomos antigos e modernos.
Foram também madrugadores Washington, Jefferson, Webster, o nosso grande Rui Barbosa e outros.
S. Francisco de Sales diz: “Levantar-se logo conserva a saúde e a santidade”. Payot, que no era nada religioso, escreve em seu livro “Educação da vontade”: Dize-me a que hora te levantas e eu te direi se és viciado... Todo jovem que fica na cama uma ou mais horas depois de ter acordado, é fatalmente viciado”.
“Trabalhai, escreve Pierre L’Ermite; o porvir. é dos que se levantara... às cinco da manhã”.
García Moreno, célebre presidente do Equador, durante o tempo de seus estudos em Paris consagrava-se a um trabalho de dezesseis horas diárias; e costumava dizer que, se os dias fossem de 48 horas, 40 passaria ele sem cansar-se em íntimo comércio com seus livros. Quando os amigos o convidavam para festas e passatempos, opunha sempre grande resistência dizendo que tinha ido a Paris exclusivamente para estudar. Assim pode preparar-se para ser um grande benfeitor de sua pátria. García Moreno era, sobretudo, um católico instruído, praticante e de convicções arraigadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.