31 de outubro de 2016

Tesouro de Exemplos - Parte 200

UM SONHO TERRÍVEL

Refere S. Vicente Ferrer que um moço, abusando do beneficio da educação cristã que recebera, deixou-se levar às mais tristes desordens. Uma vez, tendo passado todo o dia na devassidão com seus companheiros de libertinagem, a noite teve um sonho horrível, diríamos melhor uma visão que Deus, na sua misericórdia, lhe enviou. O moço viu-se de repente diante do tribunal de Deus, prestes a ser ferido pelos raios da justiça divina ... Ao acordar, tomado de espanto, agitado por uma febre violenta e banhado de suor, constatou que seus cabelos estavam completamente brancos.
A noticia chegou até aos amigos, que o foram ver e perguntaram-lhe o que havia acontecido, e por que seus cabelos se tornaram brancos da noite para o dia.
— Não sei, — disse ele, — se tive um sonho ou uma visão misteriosa. O certo é que a cena terrível que eu vi se verificará sempre.
— E que é que você viu?
— Vi meu Juiz: o seu olhar era terrível, quando repreendeu minhas desordens, quando me mostrou todos os meus pecados escritos num livro... E os demônios prestes a agarrar-me.
— É um sonho — responderam seus falsos amigos, — é um terror imaginário. É um erro preocupar-se com isso; é preciso esquecer tudo e voltar a nossa alegre companhia.
— Não, vocês não são mais meus amigos. Não os quero na minha companhia! Vocês podem continuar no mau caminho, se quiserem; mas eu mudo de vida, e só quero pensar em fazer penitência e preparar-me para o terrível dia do Juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.