27 de outubro de 2016

Tesouro de Exemplos - Parte 198

CRUZES A BEIRA DAS ESTRADAS

O Automóvel Clube de Quebec (Canadá) resolveu tomar a si o cuidado de conservar ou restaurar todas as cruzes que se encontram ao longo das estradas pelo interior do país. Essa noticia foi divulgada há alguns anos e não sabemos se essa ótima ideia foi realizada e se ainda permanece em vigor. Foi, todavia, uma resolução muito digna de louvor.
Em nossa terra houve, outrora, inúmeras cruzes — a Santa Cruz, como se dizia — á beira das estradas e os caminhantes saudavam-nas respeitosamente, descobrindo a cabeça. Muitos até entravam naquelas capelinhas para rezar diante da Santa Cruz. Era um costume belíssimo.
O ateísmo de nossos dias, inimigo declarado de todo símbolo religioso, está fazendo desaparecer paulatinamente todas as Cruzes, tanto das margens das estradas como dos largos e praças, onde em vez de símbolos cristãos, erguem obeliscos, estátuas nuas e coisas ainda mais pagãs. Uma nação católica como a nossa — que se preza de ser a Terra da Santa Cruz — dá um exemplo triste banindo dos logradouros públicos o sinal sagrado da nossa Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.