5 de junho de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 113

É DEUS QUEM ME FALA

Certamente já ouviste falar de Donosco Cortês. Foi um dos maiores e mais vigorosos pensadores do século passado; o mais famoso orador espanhol do seu tempo, considerado o mestre do pensamento e a glória da eloqüência parlamentar.
Era embaixador da Espanha em Paris. Todos os domingos e dias de preceito abandonava o bulício daquela capital e ia assistir à missa na pobre igreja de uma aldeia vizinha. Ajoelhava-se no chão, rezava como um Santo, ouvia com tôda a atenção o santo sacrifício.
Depois do Evangelho o vigário daquela paróquia voltava-se para os assistentes e fazia a sua prática ou homilia... Donoso Cortês era quem o ouvia com maior atenção e reverência.
- Donoso - dizia-lhe um amigo - se sabes mais que êsse padre, se és maior orador que êle, por que o ouves?
O grande Donoso respondeu:
- Pode ser que eu saiba mais... talvez possua mais eloqüência; mas êle tem uma coisa que eu não tenho: é o representante da autoridade e da palavra de Deus. Quando êle fala, é Deus quem fala; e suas palavras sempre têm o segrêdo de comover-me e tornar-me melhor. E é isso que procuro.
A exemplo dêsse grande cristão, abandonai os cuidados da vida; deixai por algumas horas as ocupações dêste mundo; correi à casa de Deus para ouvir a doutrina da salvação, para salvar a vossa alma!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.