11 de junho de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 119

O CONSOLADOR DOS QUE SOFREM

Lembremos o exemplo daquela gloriosa mártir francesa, S. Joana d'Arc.
Põe-se à frente das tropas de sua pátria e as conduz de vitória em vitória. À frente dos exércitos vencedores entra pelas portas da cidade de Reims e ali é ungido, consagrado e proclamado Carlos VII, o verdadeiro rei de França.
Algum tempo depois, aquela valorosa heroína cai em poder dos inglêses, seus inimigos, e é condenada à morte. Ergueu-se o patíbulo no meio da cidade de Ruão, onde se ajuntou enorme multidão. Serena, com a serenidade da justiça, e formosa com a formosura da inocência, subiu Joana as escadas da morte e amarraram-na a um poste de ferro. Momentos depois, no meio dum imponente silêncio, o algoz põe fogo à lenha que a circunda e as chamas vorazes sobem e pegam em seus vestidos. Ardia aquela carne virginal... Em frente dela estava um frede com um crucifixo na mão.
- Padre - dizia-lhe a mártir - levantai-o um pouco... quero vê-lo...
Seus olhares pregavam-se naquele divino Crucificado e uma fôrça divina punha em suas faces e beleza do amor...
"Mais lenha - diziam os algozes - mais lenha!"
E atiravam na fogueira feixes de lenha... As chamas envolviam a mártir por todos os lados e a carne ardia como vítima de santidade. Ela gritava com ânsias ainda maiores: "Padre, levantai-o mais alto, mais alto, que não o vejo".
E o frade atou o Cristo a um pau e levantou-o bem alto, acima das chamas que formavam uma fogueira gigantesca... E Joana rezava e olhava para o seu Deus crucificado e dizia: "Jesus! Jesus!" E caiu morta, quase convertida em cinzas no meio daquelas horríveis chamas.
A vista dêsse Deus crucificado de tal modo consola as vítimas da dor, que S. Madalena de Pazzi dizia, louca de amor:
"Senhor, sofrer e não morrer!"
Sim, olhai para o céu: ali se enxugarão as vossas lágrimas... ali está o reino da felicidade e do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.