24 de novembro de 2015

Tesouro de Exemplos - Parte 8

SE CRISTO VOLTASSE...

Algumas vezes fico a pensar: Que impressão faria Cristo se voltasse hoje ao mundo? Vejamos. É um dia festivo. A grande praça da cidade está regurgitando de gente. Uns passeiam no jardim; outros estão sentados nos bares e cafés; estes discutem política, aqueles fazem fila á entrada do cinema.'..
De repente surge Cristo com a cruz ás costas, coroado de espinhos e amarrado com cordas como passou outrora pelas ruas de Jerusalém, a caminho do Calvário. Um bando de meninos insolentes segue-Lhe os passos a gritar e assobiar. A gente corre para vê-lo. Alguns operários erguem os punhos ameaçadores; muitos curiosos comentam com desdém o raro espetáculo; jovens dissolutos contemplam-no com olhos maliciosos; sábios incrédulos sorriem com desprezo; alguns sentem compaixão daquele homem carregado da cruz, mas, medrosos, escondem-se atrás d’alguma porta... quantos se decidiriam a acompanhá-lo e a confortá-Io naquela hora de amargura? Pouquíssimos! Alguns jovens decididos, algumas mulheres piedosas, como no caminho do Calvário.
E tu, que farias? Terias coragem de o seguir, ou serias do número dos que o desprezam, escarnecem ou se ocultam para que não os vejam chorar? Oxalá fosses dos valentes que o ajudam a carregar a cruz, dos destemidos que correm ás praças e apregoam a sua glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário