12 de novembro de 2015

Casamento e Família - Dom Tihamer Toth.

Conferência VI


IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS


Parte 1/6


Sabe muito bem a Santa Igreja que os homens quando contraem, pelo sacramento do matrimônio, uma união para toda vida, dão um passo de um alcance decisivo, não somente para sua felicidade neste mundo, como também para seu destino eterno. Sendo felizes no seu casamento, poderão, no âmbito de uma vida terrestre harmoniosa, cuidar pacificamente dos interesses de sua vida eterna; ao contrário porém, as ruínas de sua vida familiar desgraçada sufocarão neles o desejo da vida eterna.
A Igreja, com um amor solicito, segue os passos de seus filhos, que se dispõem ao casamento, e eis por que colocou ela, em seu caminho, as advertências, os "impedimentos matrimoniais". Que são impedimentos matrimoniais? São avisos que assinalam os obstáculos contra os quais, segundo a experiência secular da Igreja, pode facilmente lançar-se a nau do casamento.
Poder-se-ia crer, facilmente, que os impedimentos matrimoniais são, propriamente falando, coisas supérfluas. Quanto mais, porém, se adquire a experiência da vida, quanto mais se observam os dramas conjugais, mais se reconhece a sabedoria, a necessidade das prescrições da Igreja. Não é em vão que, apoiando-se em sua experiência milenária, a Igreja estabeleceu impedimentos. Embora aparentemente sem importância, ocultam eles uma profunda sabedoria e um grande amor pelas almas. Cada impedimento preserva da desgraça uma parcela da felicidade doméstica. E eis por que, cedo ou tarde, sob uma forma ou outra, encontra sua punição aquele que passa levianamente por sobre eles, visto que são a cristalização da experiência milenar da Igreja.

I - Há impedimentos que todos olham como inteiramente naturais. Destes não falarei senão rapidamente, na primeira parte. Há outros, porém, que muita gente critica, em nossos dias, sem compreende-los, como por exemplo:
II - o impedimento de se casar com divorciados e
III - o impedimento de casamento misto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário