20 de agosto de 2012

Flores da Eucaristia - 20 de Agosto

Para assistirdes piedosamente o Santo Sacrifício, meditai nas circunstâncias da Paixão do Salvador, que tão admiravelmente nele se renova.
Considerai a Igreja como o lugar mais santo e respeitável do mundo, como um novo Calvário. O altar, de pedra, contém ossos de mártires, e os círios que ardem e se consomem são o símbolo da fé, da esperança e da caridade. As toalhas brancas que cobrem o altar representam os lençóis com que foi envolvido o Corpo de Jesus Cristo; o crucifixo no-lo representa morrendo por nós.
Vede no Sacerdote paramentado o próprio Jesus Cristo com as vestes da Paixão. O amito representa o véu com que os carrascos velaram a face do Salvador; a alva, a túnica branca de irrisão com que O revestiu o impudico Herodes; o cordão, os laços com que os judeus O prenderam no Jardim das Oliveiras para conduzi-LO aos tribunais; o manípulo, as cadeias com que foi amarrado à coluna da flagelação; a estola, as cordas que O arrastaram com a cruz às costas pelas ruas de Jerusalém; a casula, o manto de púrpura que Lhe lançaram nos ombros, no pretório, ou ainda a própria cruz que Lhe impuseram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário