4 de agosto de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 159

NA MINHA FÁBRICA NÃO SE TRABALHARÁ


Um comerciante tinha em sua fábrica centenas de operários, cujo trabalho devia ser contínuo e a suspensão do mesmo nos dias festivos importava na perda de grandes lucros. Apresentou-
se ao bispo e perguntou se podia considerar razão suficiente para trabalhar em dias festivos a considerável perda que sofria, e em consciência pedia-lhe licença para trabalhar depois que os operários tivessem ouvido missa. O bispo disse-lhe que escrevesse ao Papa. Êle o fêz e a resposta favorável foi enviada ao próprio bispo, que foi encarregado de comunicá-la ao comerciante. Chamou-o e disse-lhe:
- O Papa outorgou-vos a dispensa solicitada; mas o vosso
exemplo há de influir nos outros, os quais nunca entenderão suficientemente o motivo da dispensa, pois o público não raciocina e só verá um favor concedido a um rico. Vêde se quereis
tomar sôbre vós essa responsabilidade e se na hora da morte não tereis de arrepender-vos de haver dado motivo para que outros faltassem contra a lei de Deus.
- Está bem, senhor bispo; na minha fábrica não se trabalhará em nenhum dia de festa. Prefiro perder bom dinheiro a arcar com tanta responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.