Sob qualquer aspecto que se considere a Eucaristia, ela nos lembra de um modo tocante a morte de Nosso Senhor.
Foi instituída na véspera de sua morte, na mesma,à noite em que se entregou aos inimigos: Pridie quam pateretur in nocte qua tradebatur.
E o nome com que a designa é o tratamento selado com seu sangue: Hoc testamentum est in sanguineio meo.
O estado de Jesus é um estado de morte. Nas aparições de Bruxelas e de Paris, respectivamente em 1290 e 1369, mostrou as suas chagas, como nossa divina Vítima. Jesus está sem movimento, sem vontade, semelhante a um morto que se precisa transportar. Em seu redor reina um silêncio de morte; seu altar é um túmulo que encerra ossos de mártires. E encimado pela Cruz, que o ilumina como ilumina os túmulos e o corporal que envolve a santa Hóstia é um novo sudário, novum sudarium.
Quando o Sacerdote vai celebrar o Santo Sacrifício traz sobre si as ansígnias da morte:os paramentos sagrados são ornados de uma cruz, na frente e nas costas.
Sempre a morte, sempre a cruz- eiso estado da Eucaristia considerada em si mesma.
Foi instituída na véspera de sua morte, na mesma,à noite em que se entregou aos inimigos: Pridie quam pateretur in nocte qua tradebatur.
E o nome com que a designa é o tratamento selado com seu sangue: Hoc testamentum est in sanguineio meo.
O estado de Jesus é um estado de morte. Nas aparições de Bruxelas e de Paris, respectivamente em 1290 e 1369, mostrou as suas chagas, como nossa divina Vítima. Jesus está sem movimento, sem vontade, semelhante a um morto que se precisa transportar. Em seu redor reina um silêncio de morte; seu altar é um túmulo que encerra ossos de mártires. E encimado pela Cruz, que o ilumina como ilumina os túmulos e o corporal que envolve a santa Hóstia é um novo sudário, novum sudarium.
Quando o Sacerdote vai celebrar o Santo Sacrifício traz sobre si as ansígnias da morte:os paramentos sagrados são ornados de uma cruz, na frente e nas costas.
Sempre a morte, sempre a cruz- eiso estado da Eucaristia considerada em si mesma.
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