16 de novembro de 2013

Pensamentos escolhidos de Cura d'Ars.

 XXX -  Sejamos humildes.

A humildade é o grande meio para amar a Deus. É o nosso orgulho que nos impede de nos tornarmos santos. O orgulho é a corrente do rosário de todos os vícios; a humildade é a corrente do rosário de todas as virtudes.
Os santos conheciam a si melhor que aos outros e é por isso que eram humildes.
Ai! não se concebe como que de uma criatura tão pequena como nós se possa orgulhar... uma pitada de pó do tamanho de uma noz : eis o que nos tornaremos após a nossa morte. Há bem de que nos ufanarmos! 
Aqueles que nos humilham são nossos amigos, e não os que nos louvam.
A humildade é como uma balança; quanto mais a gente se abaixa de um lado, tanto mais se é elevado do outro.
Uma pessoa orgulhosa julga que tudo o que faz esta bem feito; quer dominar sobre todos quantos tem que ver com ela; tem sempre razão; acredita sempre o seu sentir melhor que o dos outros... uma pessoa humilde e instruída, se lhe perguntam o seu sentir, diz-lhe mui simplesmente, depois deixa falar os outros. Tenham eles razão ou não tenham, ela não diz mais nada.
São Luiz de Gonzaga, quando era escolar e lhe censuravam alguma coisa, não procurava jamais desculpar-se; dizia o que pensava, e não se incomodava mais com o que pensavam os outros. Se não tinha razão, não tinha razão; se tinha razão, dizia a si: "Outras vezes não tive razão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.