3 de outubro de 2013

Pensamentos escolhidos do Cura d'Ars.

VIII - Por um instante de prazer, uma eternidade de suplícios ! 


Meus filhos, nós temos medo da morte... bem o creio ! É o pecado que nos faz ter medo da morte; é o pecado que torna a morte horrorosa, tremenda; é o pecado que apavora o mau na hora do terrível trânsito. Ai ! meu Deus ! há realmente de que ficar apavorado... Pensar que se é amaldiçoado ! amaldiçoado por Deus !... isto faz tremer... Maldito de Deus! e por que? porque os homens se expõem a ser amaldiçoados por Deus ? Por uma blasfêmia, por um mau pensamento, por uma garrafa de vinho, por dois minutos de prazer ! ... Por dois minutos de prazer perder a Deus, a própria alma, o céu para sempre !... Ver-se-á subir ao céu em corpo e alma, esse pai, essa mãe, essa irmã, esse vizinho, que estavam lá junto de nós, com quem havíamos vivido, mas a quem não imitamos; ao passo que nós desceremos em corpo e alma ao inferno para ali ardermos. Os demônios rolarão sobre nós. Todos aqueles cujos conselhos houvermos seguido virão atormentar-nos.
Meus filhos, se vísseis um homem erguer uma grande fogueira, amontoar gravetos uns sobre os outros, e, perguntando-lhe o que faz ele, ele vos respondesse: "Estou preparando o fogo que me há de queimar", que pensaríeis? E se visses esse mesmo homem aproximar a chama da fogueira, e quando esta estivesse acesa, precipitar-se dentro... que dirias?... Cometendo o pecado, é assim que fazemos. Não é Deus que nos lança no inferno, somos nós que nos lançamos nele pelos nossos pecados. O condenado dirá: "Perdi Deus, minha alma e o céu: foi por minha culpa, por minha culpa, por minha máxima culpa !..." Levantar-se-á do braseiro para cair novamente nele... 
Não, verdadeiramente, se os pecadores pensassem na eternidade, nesse terrível SEMPRE !... converter-se-iam incontinente... há perto de seis mil anos que Caim esta no inferno, e parece que acabou de entrar nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.