XIV - Tomemos por guia o Espírito Santo.
Um cristão que é guiado pelo Espírito Santo não tem dificuldades em deixar os bens deste mundo para correr atrás dos bens do céu. Sabe fazer a diferença.
Os que se deixam guiar pelo Espírito Santo sentem toda sorte de felicidade, dentro de si mesmos; ao passo que os maus cristãos rolam-se sobre os espinhos e calháus.
Sem o Espírito Santo nós somos como uma pedra de caminho ... Toma numa mão uma esponja embebida d'água, e na outra um seixo; aperte-os igualmente. Não sairá nada do seixo; e da esponja fareis sair água em abundância. A esponja é a alma cheia do Espírito Santo, e o seixo é o coração frio e duro em que o Espírito Santo não habita.
O Espírito Santo guia-nos como uma mãe guia o filhinho de dois anos pela mão, como uma pessoa que vê, guia um cego. Dever-se-ia dizer cada manhã: "Meu Deus, envia-me o vosso Espírito, que me faça conhecer o que sou eu e o que sois vós..." Uma alma que possuí o Espírito Santo sente um delicado sabor na oração, que faz com que ela ache o tempo sempre muito curto; ela nunca perde a presença de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário