17 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 94

NUNCA PISAREI EM MEU DEUS

Nasceu S. Dominguinho em Saragoça (Espanha), pelo ano de 1240. Quando sua mãe lhe deu o primeiro abraço, descobriu-lhe no ombro a marca de uma cruz e, sob os cabelos louros, um círculo encarnado, como de uma coroa de espinhos.
O brasão da família, descendente dum cruzado francês, ostentava uma grande cruz sôbre fundo encarnado com quatro estrêlas nos ângulos.
"Isto significa (dizia-lhe o pai) que nós estamos sempre dispostos a derramar o sangue por Jesus Cristo e procuramos exercitar-nos nas virtudes".
O menino foi educado no colégio da catedral. Era de ver a piedade com que servia ao altar e a voz angélica com que entoava os cantos sacros. Os mestres elogiavam-lhe mormente a aplicação e docilidade.
Os Judeus de Saragoça resolveram assassinar um menino cristão para regar com seu sangue os pães ázimos da ceia pascal. Encarregado pela sinagoga, um dêles seqüestrou o inocente Dominguinho, quando regressava da catedral e, à noite, levou-o aos judeus.
- "Dominguinho - disse-lhe o grande Rabino - não te faremos mal algum, se atirares ao chão êsse crucifixo que trazes ao pescoço e se o pisares com teus pés".
- "Ah! não; nunca pisarei em meu Deus!" respondeu o menino.
Condenaram-no, então, à morte e reproduziram com êle tôda a paixão de Jesus Cristo. Açoitaram-no, coroaram-no de espinhos, pregaram-no na paredee, quando expirou, atravessaram-lhe o coração com uma enorme faca. Durante tôda essa cena bárbara, Dominguinho rezava e perdoava.
Uma vez recolhido o sangue da vítima, para seus ritos, os judeus cortaram-lhe a cabeça e as mãos, arrojando-as numa cisterna e, depois, enterraram o resto do corpo. Eis, porém, que tudo foi descoberto. Luzes miraculosas foram vistas sôbre o sítio em que jazia o cadáver. As autoridades foram avisadas. Feitas as devidas pesquisas, encontrou-se o corpinho mutilado e, depois, a cabeça e as mãos do mesmo. Prêsos os presumíveis culpados, um dêles por nome Albaeluz se declarou autor do horrível crime. Foi condenado, mas, antes de morrer, converteu-se ao cristianismo e foi batizado. Certamente foi Dominguinho que lhe alcançou essa graça.
Festa: 31 de agôsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.