13 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 90

SANTA RITA DE CÁSSIA

Nasceu esta Santa a 22 de maio de 1381, numa povoaçãozinha chamada Rocca Porrena, não muito distante de Cássia, na Itália.
Quando os pais, que eram lavradores, iam trabalhar na roça, depositavam a filhinha num cestinho de vime, que colocavam à sombra duma árvore.
Um dia, enquanto lavradores e pássaros cantavam alegres, a criança sonhava e agitava as débeis mãozinhas, tendo os olhos voltados para o céu azul. Foi então que se deu um fato curioso, como se lê em sua biografia. Um grande enxame de abelhas brancas envolveu a menina, produzindo um zumbido especial. Muitas entraram em sua bôca e nela depositaram mel; e o mais interessante é que nenhuma a picava, como se não tivessem ferrões. Nenhum chôro da criança se ouvia; de modo que os pais perceberam o fato, quando um dos ceifeiros se feriu com a própria foice e quis ir a Cássia para o necessário curativo. Ao passar perto da criança viu abelhas, que logo começaram a zumbir-lhe ao redor da cabeça. Parou e agitou as mãos para livrar-se delas e no mesmo instante a sua mão ferida cessou de sangrar e o ferimento fechou-se. Deu gritos de surprêsa e, quando os pais da criança chegaram correndo, o enxame estava de novo rodeando a criança. Êste fato é relatado pelos biógrafos da Santa e transmitido pelas lições do Breviário.
Rita cresceu e, contra seu desejo, foi por seus pais dada em casamento a um homem que a fêz sofrer muitíssimo. A santa não só soube suportar tudo com heróica paciência, como ainda conseguiu a conversão do espôso. Após o falecimento dêste, pediu admissão num convento, mas não a receberam. Deus, porém, a queria no convento e, certo dia, por um milagre, quando as religiosas, de madrugada, entraram no oratório, lá estava a Santa a rezar.
O milagre da videira sêca é daquele tempo. A superiora, para pôr à prova a obediência da boa noviça, ordenou-lhe que regasse de manhã e de tarde um madeiro sêco, provávelmente um galho de videira que só servia para o fogo. Rita não opôs dificuldade alguma: de manhã e de tarde com admirável simplicidade, desempenhava sua tarefa, enquanto as Irmãs a observavam e se edificavam. Muito tempo durou a prova, ocasião naturalmente de muitos merecimentos para a Santa. E Deus, também, quis manifestar quanto lhe agradou a obediência da virtuosa noviça. e foi assim: Um belo dia ficaram as Irmãs estupefatas; e não era para menos, pois aquêle galho sêco começou a viver: surgiram brotos, apareceram folhas, estenderam-se ramos e uma bela videira deu a seu tempo deliciosas uvas. Foi um milagre evidente e que perdura até hoje, pois a videira milagrosa lá está na horta das agostinianas de Cássia para testemunhar a obediência da Santa.
Benzem-se as uvas, que produz, e pelo seu uso e pela invocação da Santa obtêm-se grandes graças e maravilhosas curas.
A 22 de maio de 1457 voava para o céu aquela santa alma. São inúmeros os fatos maravilhosos devidos à sua intercessão. Ela é, por isso, chamada a Santa dos impossíveis.
Foi canonizada por Leão XIII em 1900.
Festa: 22 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.