20 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 97

HISTÓRIA DE SANTA CECÍLIA

Roma, a capital do famoso Império Romano, foi o berço de S. Cecília, nascida em meados do século segundo da nobilíssima família dos "Cecílios".
Educada desde a infância na fé cristã, de tal modo amava a Jesus Cristo que lhe consagrou todo o coração, fazendo voto de virgindade.
Muito contra a sua vontade, foi por seus pais dada em casamento a Valeriano, jovem de raras qualidades, mas pagão.
Na mesma noite do casamento disse Cecília a Valeriano:
- Eu sou cristã, como tu bem sabes; estou sob a custódia dum anjo que guarda a minha virgindade. Tem-no presente para que Deus não se ire contra ti.
Valeriano, comovido por essas palavras, não só a respeitou, mas acrescentou: - Se êsse anjo se me deixar ver, acreditarei em Jesus Cristo.
- Para isso, disse Cecília, é indispensável que te instruas nas verdades da fé e recebas o batismo.
Naquela mesma noite procurou Valeriano o papa S. Urbano, que morava nas catacumbas. O Pontífice instruiu-o nos principais mistérios e batizou-o.
Ao regressar para junto de Cecília, encontrou-a orando, e viu ao lado dela o anjo que brilhava com uma claridade celestial. Maravilhado, chamou seu irmão Tibúrcio e contou-lhe todo o ocorrido. Êste, seguindo os mesmos passos de seu irmão, foi batizado pelo Papa e, depois viu também o anjo de Cecília.
Os dois neo-convertidos foram denunciados, como cristãos, ao governador Almáquio, que os condenou à morte, decretando que seriam decapitados e em seguida confiscados todos os bens que possuíam. Cumprida a primeira parte da sentença, mandou chamar Cecília e disse-lhe: - Sabe que tens de entregar-me tôdas as riquezas de Valeriano e de Tibúrcio.
- Almáquio, como cristã que sou, já depositei essas riquezas no tesouro comum de Jesus Cristo.
- E onde está êsse tesouro?
- Êsse tesouro são os pobres, entre os quais distribuí todos os bens.
O governador, enfurecido, mandou decapitá-la.
Três vêzes o algoz desfechou-lhe o golpe sem conseguir cortar-lhe a cabeça. Viveu ainda três dias, ao cabo dos quais recebeu no céu a dupla coroa da virgindade e do martírio.
Imitemos S. Cecília na devoção ao anjo da guarda.
Festa: 22 de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.