15 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 92

SANTA MARIA MADALENA

Nasceu, provávelmente em Betânia. Foi filha, segundo S. Antonino, de Siro e de Êucaris, ambos muito considerados por sua nobreza e fortuna. Eram seus irmãos Marta e Lázaro, a quem Jesus ressucitou.
Maria Madalena, pela morte de seus pais, herdou o castelo da Mágdala e converteu-o em palácio de prazeres mundanos. Suas paixões e as carícias, de que era alvo por causa de sua formosura, levaram-na a cometer graves pecados. Talvez por conselho de seus irmãos foi um dia ouvir a pregação de Jesus. Foi para ela a hora da graça. A grande pecadora - escreve S. Gregório - começou a amar a Verdade e resolveu mudar de vida; antes, porém, quis obter o perdão de seu Mestre.
Estava Jesus à mesa em casa de um fariseu, chamado Simão. Maria de Mágdala ajoelhou-se a seus pés, regou-os com suas lágrimas de arrependimento, perfumou-os com riquíssimo aroma e enxugou-os com seus próprios cabelos. O fariseu dizia consigo: "Se êste homem fôsse profeta, bem saberia que é essa mulher e não consentiria que lhe beijasse os pés". Mas Jesus, penetrando-lhe os pensamentos, disse: " Simão, vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; ela, porém, banhou-me os pés com suas lágrimas e enxugou-os com seus cabelos. Não me deste o beijo da paz; ela, porém, não cessou de beijar-me os pés, desde que entrou. Não me ungiste a cabeça com perfume; ela, porém, ungiu-me os pés com bálsamo precioso... Pelo que te digo que lhe são perdoados os seus pecados, porque amou muito". Depois disse à pobre Madalena: "Os teus pecados te são perdoados". E acrescentou: "A tua fé te salvou; vai-te em paz".
Os Evangelhos contam vários outros episódios em que intervém Maria Madalena. Com S. João e as santas mulheres acompanhou Jesus durante a paixão, estêve ao pé da cruz e ajudou a amortalhar o corpo do Senhor. No Domingo, foi a primeira a chegar ao sepulcro e, achando-o vazio, correu a avisar a S. Pedro e a S. João. Verificando o fato, voltaram para casa; Maria, entretanto, continuou a chorar junto ao sepulcro. Olhando para o interior do mesmom, viu dois anjos vestidos de branco, sentados um à cabeceira e o outro aos pés, que lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Choro, respondeu, "porque levaram daqui o meu Senhor e não sei onde o puseram". De repente ouve passos. Volvendo o olhar, vê Jesus a quem toma pelo hortelão e diz: "Se tu tiraste daqui, dize-me onde o puseste e eu o levarei". Então o suposto hortelão pronunciou-lhe o nome: "Maria!" Ela, reconhecendo a voz de Jesus, diz: "Mestre!" e quis beijar-lhe os pés. - Mas Jesus se opôs, dizendo: "Não me toques, porque ainda não subi ao Pai", e encarregou-a de anunciar aos discípulos a Ressurreição.
Segundo antiga lenda, S. Madalena teve de fugir da Palestina, em companhia de seus irmãos Lázaro e Marta, indo estabelecer-se em Marselha. Dizem que Lázaro foi o primeiro bispo dessa cidade. A nossa Santa, porém, retirada a uma gruta, passou seus últimos trinta anos de vida fazendo rigorosíssimas penitências.
A Igreja celebra a festa desta Santa a 22 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.