9 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 86

PREGADOR QUE SACUDIA O AUDITÓRIO

Nascido em meados do século XIV, na formosa Valença, S. Vicente Ferrer, já na infância, deu claros indícios de extraordinária missão que Deus lhe reservara.
Gostava de ouvir sermões, para, depois, reunidos os seus colegas, repetir-lhes com grande ardor os trechos mais impressionantes.
Apareceram, no pescoço de um seu amiguinho de cinco anos, umas chagas malignas. Vicente foi visitá-lo e, para mortificar-se e aliviar o doente, labeu-lhe as chagas, que, imediatamente, desapareceram. Êste foi o primeiro milagre que operou.
Aos dezoito anos entrou na Ordem Dominicana, tornando-se professor famoso em várias universidades. Mas o fruto obtido por seus sermões fê-lo abandonar a cátedra e dedicar-se exclusivamente à pregação.
Percorreu, como pregador, grande parte da Europa, não faltando em nenhuma de suas missões o famoso sermão sôbre o Fim do mundo e o Juízo universal. Certa vez, ao pregá-lo numa praça diante de milhares de ouvintes, quando pronunciou com voz terrível aquelas palavras dos anjos: "Levantai-vos, mortos, vinde ao Juízo!", todo auditório caiu por terra, como morto; e, todos, ao se erguerem, estavam pálidos e a tremer, como se surgissem dos sepulcros.
Outra vez, pregando o mesmo sermão, disse ser êle o anjo, do qual S. João diz, no Apocalipse, que cruzará pelos ares, clamando: "Temei a Deus e honrai-o, porque está chegando a hora do Juízo".
Escandalizaram-se alguns, ao ouvirem tais palavras; mais o Santo, para provar-lhes que tinha razão, mandou que trouxessem uma defunta que era levada ao cemitério. Vários homens saíram e, realmente, encontraram o cortejo fúnebre e trouxeram à praça o caixão. Puseram-no, por ordem do Santo, no meio do povo. O pregador mandou que a defunta se levantasse e convidou-a a reconhecer que era êle o anjo do Apocalipse, enviado por Deus para lembrar aos homens o fim do mundo. Ela confirmou a palavra do Santo, diante daquela imensa multidão admirada.
Dirigindo-se à ressucitada, perguntou S. Vicente: - Queres viver ou morrer de novo? - Quero viver para fazer mais pelo céu.
E aquela mulher foi por muitos anos um atestado vivo do poder de S. Vicente.
Seus sermões convertiam cidades inteiras e enchiam os seminários e os conventos. Seguiam-no milhares de penitentes, indo os homens à direita, as mulheres à esquerda e no meio os sacerdotes, rezando todos o rosário e cantando hinos religiosos. Era de ver o fervor com que todos faziam penitência, disciplinando-se e implorando o perdão de seus pecados.
Vicente morreu como santo em 1419.
Festa: 5 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.