29 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 106

ÁTILA E SÃO LEÃO

Assim como o Anjo protegeu a S. Pedro, o primeiro Papa, livrando-o das mãos de Herodes, assim cuidou também que o grande Papa S. Leão não caísse nas mãos do mais feroz dos bárbaros, Átila, rei dos Hunos.
As hordas dos bárbaros avançavam por tôda a Europa, arrasando cidades e levando os povos como escravos. Já Átila com seus cem mil guerreiros havia penetrado no norte da Itália e marchava para Roma, arrasando as cidades, arruinando as searas, roubando tudo quanto tinha algum valor e matando a todos os que se lhe opunham.
Parecia que tôda a cristandade ia perecer. Deus, porém, pusera à frente de sua Igreja um homem que foi o martelo das heresias e o domador dos bárbaros, S. Leão Magno. Era homem de grande ciência, visão clara, decisão pronta e segura, firmeza inquebrantável, constância em seus projetos e grande caridade. Se era notável como homem de seu século, não era o menos por suas virtudes cristãs; sem pretensões pessoais, tôdas as suas atividades eram consagradas a Deus, à Igreja e ao serviço dos ignorantes, extraviados, pobres e aflitos.
Assim foi que, quando o imperador Valentiniano III lhe manifestou que seus soldados eram incapazes de defender a Itália e Roma dos bárbaros que avançavam vitoriosos, não duvidou em oferecer sua vida por suas ovelhas.
O terror e o pânico que se apoderaram de Roma e de outras cidades da Itália eram indescritíveis. Ninguém senão Deus podia deter a inundação e as destruições dos bárbaros que já assomavam às portas. O Bom Pastor não faltou ao dever de defender as suas ovelhas.
Mandou fazer orações ao Deus dos exércitos, suplicando-lhe que velasse por seus rebanhos e por tantos inocentes que iam perecer sem remédio. Dirigindo-se à cidade de Mântua, onde entrara o chefe dos bárbaros, resolveu apresentar-se-lhe para implorar misericórdia e paz.
Ia revestido de suas vestes pontificais, tiara e báculo; e seu rosto, embora suplicante, apresentava a majestade do Vigário de Jesus Cristo. Átila não se impressionaria com essa vista, nem com palavras ou lágrimas; mas aconteceu qualquer coisa de sobrenatural. Dizem que, por detrás do Pontífice, apareceu ao bárbaro um Anjo, sem dúvida S. Miguel, com rosto severo e celestial que, de espada em punho, ameaçava Átila se não atendesse as súplicas do venerando ancião. E o feroz conquistador, pela primeira vez, sentiu-se vencido e ordenou que suas tropas abandonassem o caminho de Roma e tomassem outro rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.