14 de maio de 2012

Tesouro de Exemplos - Parte 91

SÃO PEDRO, APÓSTOLO

Nasceu em Betsaida, cidade da Galiléia. Seu pai chamava-se Jonas, nome que por singular coincidência significa "pomba".
Em certo sentido, todos os Papas são filhos da pomba, porque na eleição dos mesmos influi o Espírito Santo. E S. Pedro havia de ser o primeiro Papa.
Tinha êle um irmão chamado André, e dois primos, Tiago e João, filhos de Zebedeu e pescadores, como êles, no lago de Tiberíades. Casara-se Pedro em Cafarnaum, pôrto famoso daquele lago, e vivia muito bem com os seus. Prova disso é que Jesus, sem dúvida a pedido de Pedro, curou-lhe a sogra. Não só era bom espôso, mas - coisa menos freqüente - era também bom genro.
Um dia entrou Jesus na barca de Pedro e seus companheiros e mandou que remassem para o alto mar e lançassem as rêdes.
- Mestre, (disse Pedro), trabalhamos a noite inteira e não pegamos nenhum peixinho; mas, já que assim o queres, em teu nome lançarei as rêdes.
A pesca foi tão abundante que Pedro se lançou aos pés de Jesus, suplicando: - Afasta-te de mim, Senhor; eu não sou mais que um miserável pescador.
- Tem confiança e segue-me. De hoje em diante serás pescador de homens.
E Pedro, abandonando tudo, seguiu prontamente a Jesus. Cristo distinguiu-o muito e prometeu-lhe que o faria seu Vigário e Chefe supremo da Igreja. Pedro, por sua vez, foi o primeiro a afirmar categóricamente que Jesus era o Filho de Deus.
Durante a última Ceia, Pedro mostrou-se excessivamente confiado nas próprias fôrças. Jesus, porém, disse a êle e aos outros que, quando o vissem prêso e maltratado, todos o abandonariam. Pedro replicou impetuosamente: - Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei.
Nosso Senhor repreendeu-o suavemente, porque sabia que o ardoroso Apóstolo o havia de negar três vêzes. E assim foi. Mas Pedro, segundo contam os antigos, chorou tanto êsse pecado, que as lágrimas abriram dois sulcos em suas faces.
Depois da Ressurreição foi por Jesus Cristo nomeado solenemente Chefe supremo da Igreja, que governou até à morte.
Em Jesrusalém, o rei mandou prendê-lo para, depois da Páscoa, dar-lhe a morte. Mas, ouvindo as preces dos fiéis pelo primeiro Pontífice, enviou Deus um anjo à prisão e o Apóstolo foi libertado.
Depois de ter estado em Antioquia, fixou Pedro a sua sede em Roma, de onde governa tôda a Igreja.
Quando Nero decretou a primeira perseguição contra os cristãos, S. Pedro foi encerrado na prisão Mamertina, onde permaneceu vários meses em companhia de S. Paulo.
A 29 de junho do ano 67, o príncipe dos apóstolos foi crucificado sôbre uma colina às margens do rio Tibre. Pediu e obteve que o pregassem na cruz de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer da mesma forma que seu divino Mestre. No lugar do glorioso martírio de S. Pedro levanta-se hoje o Vaticano, onde reside o seu sucessor, o Papa.
Festa: 29 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.