13 de junho de 2017

Tesouro de Exemplos - Parte 371

NÃO QUERO BRINCAR COM DEUS

Laura Bonaventura era uma nobilíssima donzela romana, dotada de rara beleza, de extraordinários talentos, grande vivacidade e afabilidade.
Retirara-se ao célebre mosteiro de Torre dei Specchi mais por capricho e excentricidade do que por vocação, e vivia ali vida mais mundana que religiosa! Sem recolhimento, sem devoção, sem observância das Regras, não pensava senão em atrair louvores por sua gentileza e agudeza de espirito.
Entretanto, aquelas religiosas resolveram fazer alguns dias de Exercícios Espirituais para meditarem seriamente nas verdades eternas. Laura opôs-se resolutamente a essa ideia e protestou abertamente que não queria saber de retiros.
— Ocultai-vos — dizia às outras, — ocultai-vos em vossas celas; a mim basta-me ser freira, não quero ser anacoreta! A vós, que sois muito espirituais as contemplações e êxtases; a mim, que sou terrena e espirituosa, as minhas ocupações habituais.
Apesar de tudo, à hora de começar o retiro, sentiu-se impelida como que por uma voz interior a assistir a meditação de abertura. O pregador tratou do fim para que estamos neste mundo. Laura, que ouvia tudo atentamente, experimentou uma vivíssima impressão. Aprofundando-se sempre mais naquela grande verdade, que salvar a alma é o único necessário e que tudo o mais é ilusão e vaidade”, correu a prostrar-se aos pés do pregador e disse-lhe:
— Padre, não quero mais brincar com Deus. Quero fazer-me santa, grande santa e sem demora, custe o que custar.
Queria falar mais, mas a abundância das lágrimas que derramava não lho permitiram. Fez, em seguida, uma confissão geral de toda a sua vida, e pronunciou aos pés do Crucifixo uma doação total de si mesma. Renunciou a todas as vaidades e, com grande admiração e edificação das co-irmãs, empreendeu uma vida recolhida, piedosa, mortificada e exemplar, em que perseverou santamente até à morte.
Deixou a todos, com a sua admirável conversão e mudança de vida, um exemplo digno de imitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário