17 de junho de 2017

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.

Nossa Senhora Jovem

Parte 2/7

Em que marco geográfico colocaremos o retrato da Santíssima Virgem jovem?
Em que ambiente se desenvolveu a juventude de Maria?
Quando o anjo lhe trouxe a embaixada do céu, Maria estava desposada com José, porém era uma jovem e vivia em Nazaré. 
Quando se mudou de Jerusalém para Nazaré? Em que casa vivia? A todas estas perguntas não pode responder a história. O que parece ser certo é que perdeu muito cedo seus bons pais e ficou muito só no mundo.
É a primeira faceta que vamos traçar de Maria jovem; faceta amável, simpática. A Virgem Santíssima era uma órfãzinha . . . Porque o dispôs Deus assim? 
Preparava-a para que fosse para com os homens mãe de piedade e de misericórdia, e quis que ela mesma experimentasse o que é viver sem mãe na idade mais difícil da vida. Assim, quando estivesse no céu compadecer-se-ia melhor de tantos órfãos de corpo e alma que procurariam nela proteção maternal.
Quis Deus que presenciasse a morte de seus próprios pais, que estivesse a seu lado naqueles momentos tristes, e sentisse a emoção dos que vão e dos que ficam, porque todos os cristãos lhe haviam de pedir para estar também a seu lado na hora da morte, e com a experiência própria compreenderia melhor a necessidade da sua presença nesses momentos. Maria jovem foi órfã de pai e mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.