29 de dezembro de 2016

Tesouro de Exemplos - Parte 240

PREPARAR SACERDOTES

Um venerando vigário de mais de setenta anos de idade estava a dar lições de latim a um menino, provavelmente seu ajudante de missa.
Um colega, recém-chegado à casa paroquial, perguntou-lhe em que se ocupava. O vigário respondeu-lhe que dava aulas de latim para salvar a sociedade.
— Dar aulas de latim... para salvar a sociedade?
— Não te admires — replicou o ancião — contribuo para a salvação da sociedade, preparando este meu aluno, que será um dia sacerdote de Jesus Cristo. Não basta dirigir associações, fazer conferências, fundar sindicatos... A Igreja não pode passar sem sacerdotes. Formemos, pois, bons padres e tudo o mais virá por acréscimo.
Falando do Seminário, disse alguém: “Viveiro de virtudes — Forja de sacerdotes —. Nazaré da diocese — Esperança dos povoados sem Sacrário”.
“No Seminário cultivam-se as tenras plantas que, quando se transformarem em árvores, darão frutos copiosos; no Seminário preparam-se os trabalhadores que hão de cultivar a vinha do Senhor; finalmente, no Seminário exercitam-se os atletas valorosos que hão de sustentar valorosamente as batalhas do Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.