16 de janeiro de 2014

Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo - Oito Primeiros Dias do Advento - Meditação 3

MEDITAÇÃO III.

MOTIVOS DE CONFIANÇA QUE NOS DÁ A ENCARNAÇÃO DO VERBO

Quomodo non etiam cum illo omnia nobis donavit?
Como não nos deu, com seu Filho, todas as coisas?

I.
Considera, minha alma, como o Pai eterno, dando-nos seu dileto Filho para ser nosso Redentor, não podia proporcionar-nos mais poderosos motivos de confiança em sua misericórdia e de amor à sua infinita bondade: não podia com efeito dar-nos uma prova mais certa do desejo que tem do nosso bem, e do amor imenso que nos consagra, pois que dando-nos seu uni-gênito Filho, nada mais tem a dar.
Ó Deus eterno, que todos os homens louvem vossa caridade sem limites!

II.
Como não nos deu também com ele todas as coisas? Tendo-nos Deus dado o seu Filho, que ama como a si próprio, podemos acaso temer nos recuse ele qualquer bem que lhe peçamos? Depois de nos dar seu unigênito Filho, Deus não recusará o perdão das nossas culpas, se as detestarmos; não nos recusará a graça de resistir às tentações, se lha pedirmos; não nos recusará seu santo amor, se o desejarmos; finalmente não nos recusará o paraíso, contanto que não nos tornemos indignos dele pelo pecado. Jesus mesmo no-lo garante com as palavras: Se pedirdes alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele vo-la dará.
Apoiado nessa promessa divina, ó meu Deus, a vós me dirijo com confiança. Pelo amor de Jesus, vosso Filho, perdoai-me todas as injúrias que vos fiz. Dai-me a santa perseverança na vossa graça até a morte. Dai-me vosso santo amor, que me desapegue tudo, para não amar senão a vós, Bondade infinita! Dai-me o paraíso, para que lá vos ame de todas as minhas forças e para sempre, sem temer cessar jamais de amar-vos.

III.
Enfim, o apóstolo nos garante que, recebendo Jesus Cris-to, fomos enriquecidos de todo o bem, de sorte que nos não falte nenhuma graça.
Sim, meu Jesus, sois todo o bem; só vós me bastais, não aspiro senão a vós. Se outrora me afastei de vós pelo pecado, agora me arrependo de todo o coração. Perdoai-me, Senhor, e voltai-vos a mim. Se já estais em mim, como espero, não me deixeis mais ou, para melhor dizer, não permitais vos expulse de minha alma. Meu Jesus, meu Jesus, meu tesouro, meu a-mor, meu tudo, amo-vos, amo-vos, amo-vos, e quero amar-vos sempre. — Ó Maria, minha esperança, fazei que ame sempre a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário