15 de janeiro de 2014

Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo - Oito Primeiros Dias do Advento - Meditação 2

MEDITAÇÃO II.

BONDADE DE DEUS PADRE E DE DEUS FILHO NA OBRA DA REDENÇÃO.

Et incarnatus est de Spiritu Sancto ex Maria Virgine,
et homo factus est.

Encarnou-se pela virtude do Espírito Santo
no seio da Virgem Maria, e fez-se homem.

I.
Deus criou Adão e enriqueceu-o de seus dons; mas o homem teve a ingratidão de ultrajar seu Criador pelo pecado, e assim o infeliz privou a si e a nós todos, seus descendentes, da graça de Deus e do paraíso. Todo o gênero humano estava perdido, irremediavelmente perdido. O homem, tendo ofendido a Deus, era incapaz de oferecer-lhe digna satisfação; foi preciso que uma pessoa divina satisfizesse pelo homem. Que faz o Padre eterno para remediar a perda do homem? Envia ao mundo seu próprio Filho para se fazer homem, revestir-se da carne dos homens pecadores, a fim de pagar as suas dívidas à justiça divina, morrendo por eles, e de obter-lhes com isso a morte na graça de Deus.
Meu Deus, se vossa bondade infinita não houvesse encontrado esse meio de salvação, quem de nós teria jamais ousado pedi-lo ou mesmo imaginá-lo?

II.
Que espanto terá causado aos anjos esse grande amor que Deus se dignou mostrar ao homem rebelde? Que terão dito ao verem o Verbo eterno fazer-se homem, tomar a carne dos pecadores, e revestido dessa carne aparecer no mundo sob as aparências dum pecador como todos os outros?
Ah! meu Jesus, quando vos somos obrigados! e eu mais do que os outros, eu que vos ofendi mais do que os outros! Se meu não viésseis salvar, que seria de mim eternamente? Quem poderia livrar-me das penas que mereço? Sêde para sempre bendito e louvado por tão grande caridade!
O Filho de Deus vem pois do céu para unir-se à natureza humana, vem levar uma vida de penas, vem morrer na cruz por amor dos homens; e os homens que nisso crêem, poderiam amar um outro objeto fora desse Deus encarnado?
Ó Jesus, meu Salvador, quero amar unicamente a vós. Só vós me amastes, só a vós quero amar. Renuncio a todos os bens criados; vós só me bastais, ó Bem imenso, infinito! Se no passado vos desgostei, sinto agora viva dor, para compensar de certo modo a pena que vos causei. Ah! não permitais que no futuro eu corresponda com ingratidão ao amor com que me tendes amado. Não, meu Jesus, fazei que vos ame, e depois tratai-me como vos aprouver. Ó bondade infinita! ó amor infini-to! não quero mais viver sem vos amar. — Ó Maria, Mãe de misericórdia, peço-vos só uma graça: fazei que eu ame sempre o meu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.