11 de dezembro de 2013

Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo - Parte 2 - Meditação 14

MEDITAÇÃO XIV.

Quae utilitas in sanguine meo, dum descendo in corruptionem.
Que utilidade tirarás da minha morte, quando eu descer à corrupção? (Sl 29,10)

Nosso Senhor revelou à venerável Águeda da Cruz que, no seio de Maria, a sua mais cruel pena foi de ver a dureza dos corações dos homens que, depois da redenção, desprezariam as graças que viera difundir sobre a terra. Segundo a interpretação comum dos Santos Padres, Ele próprio exprimira muito antes a mesma coisa pela boca de Davi: Que utilidade tirarás da minha morte, quando eu descer à corrupção? Segundo S. Isidoro, as últimas palavras significam: Quando eu descer do céu para tomar a natureza humana corrompida pelos vícios e pecados. — Eis pois o que o Verbo divino parece ter dito: Meu Pai, vou revestir-me da carne humana e derramar depois todo o meu sangue pelos homens; mas de que servirá esse sacrifício? A maior parte dos homens não fará caso do meu sangue e continuará a ofender-me como se nada eu fizera por meu a-mor.
Essa pena foi o cálice amargo de que pediu Jesus ao pai o livrasse, quando disse: Afastai de mim este cálice. Que cálice? O ver tanto desprezo de seu amor. A mesma previsão arrancou ainda, do alto da cruz, este grito de dor: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? — Seu Pai sofreria o desprezo da sua paixão e morte por parte de tantos homens pelos quais Ele morria; segundo a explicação do próprio Salvador a S. Catarina de Sena, era do abandono que Ele se queixava então.
Ora, essa mesma pena atormentava a Jesus Menino no seio de Maria: via, desde então, dum lado, tantas dores, tantas ignomínias, tanto sangue derramado, morte tão cruel e infame, e de outro, tão pouco fruto! O divino Menino antevia muitos homens, e mesmo a maior parte, calcar aos pés o seu sangue, e desprezar a graça que esse sangue lhes merecera, pois que tal é, segundo S. Paulo, a conduta de cada pecador. Entretanto se formos do número desses ingratos, não desesperemos: Jesus nascendo veio oferecer a paz aos homens de boa vontade, como fez cantar os anjos: Mudemos pois a nossa vontade, arrependamo-nos dos nossos pecados, propondo-nos amar esse bom Salvador, e acharemos a paz, isto é, a amizade de Deus.
Afetos e Súplicas.
Meu amabilíssimo Jesus, quanto vos fiz sofrer durante a vossa vida mortal! Derramastes por mim o vosso sangue com tanta dor e tanto amor, e que fruto tirastes de mim até agora? desprezos, ofensas, afrontas! Mas, meu Redentor, não quero mais afligir-vos; espero que no futuro a vossa paixão produza fruto em mim por vossa graça, cujos efeitos já eu sinto. Sofrestes tanto e morrestes por mim, para que eu vos ame; quero amar-vos sobre todos os bens, e para comprazer-vos estou pronto a dar mil vezes a vida. Padre eterno, não ousaria apare-cer diante de vós para pedir-vos perdão e graças, se vosso Fi-lho me não dissesse que, pedindo-vos em seu nome, serei sempre atendido: Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu no-me, Ele vo-lo dará. Ofereço-vos pois os méritos de Jesus Cristo e, em nome de Jesus peço-vos primeiro o perdão geral de to-dos os meus pecados; peço-vos depois a santa perseverança até a morte; e peço-vos sobretudo o dom do vosso santo amor, que me faça sempre viver de acordo com a vossa vontade. quanto à minha própria vontade estou resolvido a antes sofrer mil vezes a morte do que ofender-vos, e a amar-vos de todo o meu coração, fazendo tudo ao meu alcance para comprazer-vos; a vós peço e de vós espero a graça de executar esta resolução.
Maria, minha Mãe, se rogardes por mim, estarei tranqüilo. Rogai, rogai por mim, e não cesseis de rogar enquanto me não virdes mudado e conforme à vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.