Busca no Blog

27 de dezembro de 2013

Sermão para a Vigília do Natal 24.12.2013 – Padre Daniel Pinheiro IBP

[Sermão] Vigília do Natal: Tudo está pronto para a Vinda do Menino Deus


Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Ave Maria…


Deus vem ao mundo. Aquele que foi esperado pelos homens desde a queda de nossos primeiros pais, Adão e Eva. Aquele que foi esperado durante milhares e milhares de anos, veio ao mundo no dia de amanhã. Em algumas liturgias do Oriente, hoje é justamente a festa de Adão e Eva, que, arrependidos do pecado que cometeram, obtiveram a misericórdia divina e hoje gozam no céu da visão beatífica. Essa salvação só foi possível porque veio ao mundo o Salvador, o Deus que se fez homem para nos salvar. Ele veio para reparar os pecados de nossos primeiros pais e os nossos pecados. Tudo o que eles perderam com o pecado, Deus veio restaurar, assumindo um corpo humano. Ele veio restaurar pelo sofrimento e pela sua caridade infinita: “Amanhã será apagada a iniquidade da terra, e reinará sobre nós o Salvador do mundo.” (Antífona de Laudes)
 A Igreja canta assim no Martirólogio de hoje, no Breviário, sobre a data do nascimento do Salvador: “desde a criação do mundo, quando no princípio Deus criou o céu e a terra, 5199 anos; desde o dilúvio, 2957 anos; do nascimento de Abraão, 2015 anos; de Moisés e da saída do povo de Israel do Egito, 1510 anos. Da unção de Davi como Rei, 1302 anos; na 65ª semana, conforme a profecia de Daniel; na 194ª Olimpíada; no ano 752 da fundação da cidade de Roma; no ano 42 do Império de Otávio Augusto, com todo o orbe em paz; na sexta idade do mundo, Jesus Cristo, eterno Deus e Filho do eterno Pai, querendo santificar o mundo pelo seu advento piíssimo, concebido do Espírito Santo, passados nove meses desde a sua concepção, em Belém de Judá, nasce de Maria Virgem, feito Homem. É a natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne.”
                Hoje, caros católicos, tudo está preparado, tudo está pronto conforme dispôs a divina providência. O Imperador ordenou o recenseamento. Assim, José, Maria e Jesus, no ventre dela, estão chegando em Belém, onde não encontrarão hospedagem e acolhida, mas onde deve nascer o salvador conforme as profecias. O mundo está em paz, para a chegada do Rei da verdadeira paz, que é a união com Deus. O Império Romano estabeleceu a Pax Romana em seus territórios. A facilidade de locomoção dada pelo domínio do Império Romano vai permitir a difusão rápida do Evangelho. A boa filosofia grega permitirá, ainda que com relutâncias, a aceitação da revelação divina. Judeus e pagãos, imersos nas trevas do pecado compreendem a necessidade de um Salvador, a necessidade do Messias. As profecias apontam que é chegada a hora do nascimento dEle em Belém. No período em que a noite é mais longa no hemisfério norte, chegará ao mundo a Luz do mundo. Tudo está pronto para a vinda do Menino Deus. O boi e o burro o esperam no estábulo, para reconhecer o dono deles. Omnia parata sunt. Todas as coisas estão prontas. Basta que aprontemos os nossos corações, a nossa alma, para receber o Deus Menino. Voltemo-nos para Ele, que se voltou primeiro a nós. Amemos a um Deus tão bom e tão misericordioso. Omnia parata sunt. Preparemos também o nosso coração. Nada mais tem importância, somente aquilo que nos faz amar e servir a um Deus tão bom.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário