25 de fevereiro de 2017

Tesouro de Exemplos - Parte 293 a 296

OS TARDOS TRIUNFAM PELO TRABALHO

1. S. Tomás de Aquino, em seus primeiros anos de escola, era chamado de “boi mudo” por causa do silêncio que guardava entre seus companheiros de estudos. Mais tarde, porém, seus mugidos encheram o mundo de admiração. É verdade que aquela sua ciência singular foi uma graça do céu, mas por outro lado não faltou o seu trabalho pessoal.

2. Jeronimo Savonarola, quando pela primeira vez falou em Florença, riram-se dele os ouvintes. Sua voz era fanhosa, ridículos os seus gestos e repulsivo o seu porte. Mas, longe de desanimar., estudou com ardor crescente, conseguiu corrigir a voz e chegou a ser pouco depois o maior orador de seu tempo.

3. Gladstone, que devia ilustrar seu nome como orador e como homem de governo, era considerado como o aluno mais tapado de sua escola.

4. Newton foi durante muito tempo o último de sua classe. O colega, que o precedia, atracou-se com ele um dia e Newton o prostrou por terra. Desta vitória física nasceu em sua alma o desejo de obter idênticas vitórias intelectuais. Estudou, trabalhou e em pouco tempo conseguiu o primeiro lugar, que conservou até o fim de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário