5 de junho de 2015

Comungai Bem - Padre Luiz Chiavarino.

COMUNGAI BEM, PORQUE A COMUNHÃO BEM FEITA NOS UNE A JESUS CRISTO E NOS TORNA SEMELHANTE A ELE

M. — A Sagrada Comunhão nos une a Jesus Cristo, não somente como em um abraço, mas sim transformando-nos em Jesus Cristo, pois conforme a doutrina de Santo Tomás, na Eucaristia se efetuam duas transformações: a do pão no Corpo de Jesus Cristo e a de nós mesmos em Jesus Cristo.
Por isso, mediante a Comunhão frequente e bem feita, pouco a pouco nos transformamos em Jesus Cristo, isto é, ficamos semelhantes a Ele.
Com efeito, Deus criou-nos à sua imagem e semelhança somente para que mais facilmente o amássemos, pois que a semelhança gera o amor. Com o pecado original perdemos essa semelhança e Jesus Cristo por meio do Sacramento da Eucaristia no-la quis restituir.
As pessoas podem assemelhar-se de três maneiras: Na fisionomia, no caráter e nas ações. A Comunhão nos une a Jesus Cristo e nos torna semelhantes a Ele, por essas três formas.

1º. Quanto à fisionomia, tornando a nossa alma formosa e resplandecente. Um objeto qualquer, quando mergulhado no ouro líquido se torna dourado, da mesma forma a alma mergulhada no sangue de Jesus Cristo, fica completamente pura, com o mesmo brilho de Deus e resplandecente com a beleza que adorna os santos da glória dos céus.
D. — Tal semelhança é somente interna?
M. — Essa formosura que somente deveria ser interna, nós a vemos muitas vezes transparecer também externamente.
De onde recebiam aquele aspecto celestial que se podia admirar no rosto de muitos santos coco São Francisco de Assis, São Camilo de Léllis, São Vicente de Paulo, São Francisco de Sales, o Santo Cura d’Ars e muitos outros? Afirmam os contemporâneos que somente olhar para os semblantes deles era o bastante para inspirar respeito e veneração, como se já fossem bem-aventurados.
De onde tiram aquela afabilidade, aquele amor, aquela serenidade que caracteriza e torna atraentes a tantas Irmãs de caridade, a tantos religiosos e milionários? De onde poderá provir senão da Comunhão cotidiana?

2º. A comunhão nos torna semelhantes a Jesus no caráter. Qual era o caráter de Jesus? Manso, humilde, misericordioso, tal qual Ele mesmo o expressou no Santo Evangelho: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". Geralmente herdamos e copiamos o caráter daquelas pessoas com as quais vivemos ou mantemos íntimas relações. E qual relação mais íntima pode existir do que a da alma e Jesus, na Santa Comunhão?
* * *
"Da mesma maneira, diz S. Tomás, que lançando uma gota de água num vaso de vinho ou de outro licor qualquer, ela se confunde e identifica de tal modo com o vinho e o licor ficando da mesma cor e com o mesmo sabor, assim também a alma quando unida a Jesus Cristo dele recebe suas inclinações e tendências, suas virtudes e amor em forma tão perfeita que parece que ela se transforma totalmente nele.

3º. A Sagrada Comunhão nos torna semelhantes a Jesus Cristo até nas ações. Que fez Jesus Cristo na terra? Contínuas obras de misericórdia, de zelo, de mortificação e de sacrifícios. Que fazem as almas que frequentam a Comunhão? Vamos procurar a resposta nos asilos, nos hospitais, nas longínquas missões, reparemos nas mesmas pessoas que nos rodeiam, olhemos as pessoas de nossa família. Que submissão em tantas esposas cristãs!
Que paciência em tantas mães de família! Que obediência, que humildade, que espírito de sacrifício em tantos filhos e filhas!
O mundo materialista e grosseiro não é capaz de compreender essas almas. Muitas vezes abate e calca aos pés violetas ocultas e depois ainda gargalha sarcasticamente. Mas Jesus Cristo reserva para todas elas uma recompensa especial.

D. — Padre, já ouvi alguns pregadores dizer que Jesus Cristo na Comunhão usa de nós mesmos para ele operar. Que quer dizer isso?
M. — Quer dizer que Jesus Cristo na Comunhão quer servir-se de nós em suas obras. Não foi Ele que disse: Eu sou a videira, vós os ramos? Que Ele é a cabeça e nós os membros? A videira não produz uvas senão por meio dos ramos; a cabeça age por meio dos membros.
E verdadeiramente Jesus serve-se de nós para realizar tantas obras de seu divino apostolado e faz isso por meio de tantos sacerdotes, missionários e religiosos, após uma longa preparação eucarística nos seminários e noviciados dos diversos institutos.
Serve-se também dos zelosíssimos membros da Ação Católica; opera verdadeiros milagres de amor por meio de tantas mães e esposas cristãs, por meio das catequistas e zeladoras assíduas em frequentar a Comunhão.
Penso que depois de tudo isso, você já está convencido de que verdadeiramente a Comunhão frequente bem feita nos une a Jesus e nos torna semelhantes a Ele.
D. — Perfeitamente, Padre. Muito obrigado. Compreendi tudo muito bem, e acho também que Jesus Cristo, instituindo a Eucaristia, quis desfazer o engano do demônio.
M. — Que você quer dizer com isso?

A justiça divina expulsou-os do paraíso terrestre . . Jesus., porém, nos mereceu mediante os seus sofrimentos os gozos da pátria celeste.
D. — Quero dizer que assim como no paraíso terrestre, o demônio, para enganar nossos primeiros pais, lhes disse: "Tomai e comei e sereis como Deus", assim também Jesus Cristo para resgatar e salvar do pecado A natureza humana, diz a nós todos, indicando a Eucaristia: "Tomai e comei e sereis semelhantes a mim.
M. — Admirável. Muito bem. Bem se vê que você é inteligente. Passemos agora para um assunto ainda mais lindo, ou seja, a relação que existe entre a Comunhão e a SSma. Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.