Os Sacramentos
Os Sacramentos em geral – O Batismo
Os Sacramentos em geral
1. O sacramento é um sinal visível da Graça invisível,
instituído para nossa santificação.
2. Chama-se ao sacramento sinal visível de Graça, porque não
só confere a Graça, mas também a significa ou representa por meio de coisas
sensíveis.
3. Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu os sacramentos
deixando neles a virtude dos seus merecimentos. E instituiu-os a fim de nos
comunicar as graças necessárias para a nossa santificação.
4. Os sacramentos são sete, a saber: Batismo, Confirmação,
Eucaristia, Penitência, Extrema-Unção, Ordem e Matrimônio.
5. Sabemos que há sete sacramentos e que não são nem mais
nem menos pela doutrina constante e pela Tradição da Igreja.
6. Para um sacramento requerem-se três coisas: matéria,
forma e intenção do ministro. A matéria é aquela coisa que se emprega para
fazer o sacramento, como a água no Batismo. A forma são as palavras que se
proferem quando se administra o sacramento. A intenção do ministro é a vontade
de fazer o que faz a Igreja.
7. Há duas espécies de sacramentos, os sacramentos de vivos
e os sacramentos de mortos.
8. Sacramentos de vivos são: Confirmação, Eucaristia,
Extrema-Unção, Ordem e Matrimônio. Chama-se assim, porque para os receber de modo
digno e proveitoso, é necessário que a alma viva da vida da Graça.
9. São dois os sacramentos dos mortos: Batismo e Penitência.
Chama-se assim, porque foram instituídos para aqueles que estão mortos para a
Graça de Deus.
10. Há três sacramentos que não se podem receber senão só
uma vez, o Batismo, a Confirmação e a Ordem, porque imprimem na nossa alma um
caráter indelével, isto é, que nunca se apaga.
11. Os sacramentos de necessidade são os cinco primeiros,
sendo os dois últimos de livre escolha.
12. Os efeitos dos sacramentos são dois: o primeiro e o
principal é, pelos sacramentos de mortos, de conferir a Graça santificante e,
pelos sacramentos de vivos, de aumentar a Graça santificante; o segundo é o
caráter que imprimem alguns deles. Além da Graça santificante, os sacramentos
conferem a Graça sacramental. A Graça sacramental, tanto quanto não seja
distinta da Graça santificante, acrescenta um certo auxílio divino para
conseguir o fim do sacramento.
13. Todos aqueles que recebem os sacramentos recebem o caráter;
porém a Graça recebem-na só aqueles que se acham dispostos.
14. O ministro ordinário dos sacramentos é: o Papa em todo
orbe católico, o Bispo na própria diocese e o Pároco na sua paróquia.
O Batismo
15. O Batismo é o primeiro e o mais necessário de todos os
sacramentos, no qual, pela ablução exterior e a invocação da Santíssima
Trindade, o homem é purificado de todos os seus pecados.
16. O Batismo produz os seguintes efeitos: 1º às crianças
lava-as da culpa original, e aos adultos perdoa-lhes também os pecados atuais
que tiverem cometido até então e a pena que lhes é devida; 2º faz-nos filhos de
Deus por adoção; 3º faz-nos membros da Igreja; 4º dá-nos direito à herança
celestial.
17. A matéria deste sacramento é a água simples e natural. O
sangue, o leite, a cerveja, o sumo são matérias inválidas. O café, o chá são
matérias duvidosas.
18. A forma são as palavras seguintes “Eu te batizo em nome
do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, que devem ser pronunciadas pela pessoa
que batiza.
19. Para batizar, deve lançar-se a água sobre a cabeça da
criança, dizendo ao mesmo tempo as palavras da forma e tendo intenção de fazer
o que faz a Igreja.
20. O ministro ordinário do Batismo é o Bispo, o pároco ou
um sacerdote com delegação sua.
21. Em caso de necessidade todo o homem ou mulher pode
batizar, mas sem as cerimônias da Igreja. A criança assim batizada deve depois
ser levada à Igreja para receber os santos óleos e as cerimônias, e para se lhe
fazer o assento no registro paroquial.
Explicação da gravura
22. A gravura representa na parte superior o Batismo de
Nosso Senhor, e na parte inferior o Batismo duma criança.
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