CAPÍTULO XVII
Como Santo Antônio lesse Teologia aos frades em Montpellier, um noviço se foi da Ordem, furtando-lhe um Saltério, e do mais que ali aconteceu
Quando Santo Antônio ensinava Teologia aos frades em Montpellier, aconteceu fugir da Ordem um noviço, de noite, e levar consigo furtivamente o Saltério glosado, de grande valor, por onde o servo de Deus dava suas lições.
Ao saber do caso, Santo Antônio muito se apoquentou, e pôs-se logo em oração. E permitiu a virtude de Deus que saísse o demônio ao caminho àquele noviço quando ele, fugindo, atravessava uma ponte, e lhe dissesse com voz ameaçadora e de espanto:
— Torna com o saltério ao servo de Deus Frei Antônio e volta à Ordem que deixaste, senão — é Deus quem assim ordena — mato-te já aqui e atiro contigo ao rio.
O noviço, cheio de terror, ainda quis resistir; mas logo o demônio se lhe mostrou de grandeza tão cruel, tão espantosa e aborrecível, a crescer em direcção a ele para o matar, que, possuído de temor de Deus, o pobre tornou-se a Santo Antônio a restituir-lhe o Saltério, a conhecer a sua culpa e a pedir com lágrimas que lhe consentisse ficar na Ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.