9 de março de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Mulher


Parte 6/6

Hoje fala-se muito em feminismo e erradamente se crê que o feminismo consiste em igualar a mulher ao homem; em fazer que a mulher se pareça o mais possível com os homens.
Isso é monstruosidade e aberração: a mulher-homem.
O verdadeiro feminismo consiste em tornar a mulher, muito mulher, para que desempenhe com perfeição a missão especial que Deus lhe deu na terra.
Consiste em cultivar e aperfeiçoar as qualidades femininas, para chegar a ser mulher perfeita. Modernamente, vai-se multiplicando cada dia mais a mulher-homem. Estas a vê-la chegar todos os dias do estrangeiro. É difícil distingui-la do homem: veste como ele, guia o automóvel como ele, anda só por toda a parte como ele, senta-se nos bares como ele, como ele cruza a perna, como ele bebe, como ele fuma.
Qual é a atitude do homem ante essa mulher?
Não pode ver bem que a mulher invada o seu campo; por isso menospreza-a. Explora-a quanto pode para satisfazer as suas paixões; adula-a para conseguir dela o que pretende; mas não a respeita, não tem com ela atenções de cavalheiro.
Diz lá para consigo o homem: se te pões no mesmo nível que eu, porque te hei-de ceder o passo? porque te hei-de dar o lugar e ficar de pé? queres ser igual? Pois sejamos iguais em tudo.
Mais lamentável é, que saindo a mulher do seu campo de ação, não pode desempenhar a missão própria dentro do lar, missão que completa a do marido, e teremos no lar um homem e uma mulher-homem, porém faltará a mulher mulher, sem a qual o lar não pode ser perfeito.
Mulher, não te estima mais o que pretende deformar-te mas o que pretende aperfeiçoar-te.
Jovem, procura a tua perfeição; e essa perfeição não esta em que chegues a ser como o homem; esta em que desenvolvas as qualidades próprias que Deus te deu; qualidades belas, qualidades que te farão respeitada e amada pelos homens, e estimada aos olhos de Deus.
Como a Virgem Santíssima procura ser uma mulher perfeita.

O homem é agressão;
até quando ama fere.
A mulher é coração; 
até quando odeia, quer.

O homem faz a guerra.
A mulher com a sua mão,
As cicatrizes cerra.
Homem e mulher, eterno céu humano.
                           
                            Eusébio Rey, S. J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário