1 de março de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Dona De Casa


Parte 3/4

Antes que a Santíssima Virgem aparecesse no mundo, o Espírito Santo nos Livros Sagrados fez o retrato da mulher ideal. A descrição da mulher forte que faz a Sagrada Escritura parece uma pintura profética da Mãe de Deus.
É a mulher que sabe fazer feliz o seu marido, que não lhe torna a vida triste e pesada, mas alegre e agradável. A mulher em quem descansa confiadamente o coração do esposo. Nela delega todo o cuidado de prover à família, porque confia que nunca faltará nada em casa; e que a pobreza nunca baterá a porta do lar por descuido seu.
As horas do dia são poucas para as suas ocupações, por isso faz serão, e a lâmpada da sua casa poucas horas esta apagada durante a noite. Antes do amanhecer levanta-se e distribui o trabalho aos criados. Durante o dia vigia cuidadosamente a conduta de todos os de casa: dos criados e dos filhos.
Ela dá o exemplo a todos. Cinge-se de fortaleza, e com seus braços robustos prepara-se para o trabalho. Procura sem descanso todas as coisas necessárias e úteis para a casa e vem carregada com elas. Com alento e alegria pega no fuso e tece vestidos de lã para todos os de casa. Os seus filhos não temerão o frio nem a neve. Ela confecciona para si a sua própria roupa; tece para si tecidos finíssimos de linho brancos e vermelhos. Não são menos delicados os lavores que faz para o seu marido.
E depois de tudo isto, ainda lhe sobra tempo para tecer tecidos delicados para vender aos mercadores e acrescentar assim o rendimento da família.
É trabalhadeira e econômica; e contudo não é tacanha nem egoísta. A sua mão estende-se generosamente ao pobre necessitado. As suas palavras são cheias de bom senso e de seus lábios emana a doçura e a compaixão. Quando manda e quando repreende, sempre o faz com moderação e com domínio de si mesma.
Semelhante esposa é a glória de seu marido que assim é autorizado perante os seus companheiros; por isso, orgulhoso dela, senta-se com satisfação nas assembleias públicas, entre os senadores da região.
É modelo para os seus filhos, e a medida que estes crescem, vão crescendo também neles as virtudes que aprenderam de sua mãe. As pessoas vêem esses filhos, e estimam a sua mãe e julgam-na feliz. Vêem também o marido e louvam sua mulher.
Quem encontrará a mulher forte? É tão rara como os objetos que se trazem dos confins da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.