21 de agosto de 2013

Confiança! - Pe. Thomas de Saint Laurent - 1

O Livro da Confiança

Pe. Thomas de Saint Laurent


Capítulo I - Confiança!


I - Nosso Senhor Jesus Cristo convida-nos à Confiança

Voz de Cristo, voz misteriosa da graça que ressoais no silêncio dos corações, vós murmurais no fundo das nossas consciências palavras de doçura e de paz. Às nossas misérias presentes repetis o conselho que o Mestre dava, freqüentemente, durante a sua vida mortal: “Confiança, confiança!”

À alma culpada, oprimida sob o peso das suas faltas, Jesus dizia: “Confiança, filha, os teus pecados ser-te-ão perdoados!” (1). “Confiança”, dizia ainda à doente abandonada que só dEle esperava a cura, “a tua fé te salvou” (2). Quando os apóstolos tremiam de pavor vendo-O caminhar, de noite, sobre o lago de Genesaré, Ele tranqüilizava-os por esta expressão pacificadora: “Tende confiança! Sou Eu, nada temais!” (3). E na noite da Ceia, conhecendo os frutos infinitos do seu Sacrifício, lançava Ele, ao partir para a morte, o brado de triunfo: “Confiança! Confiança! Eu venci o mundo!...” (4).
Esta palavra divina, ao cair dos seus lábios adoráveis, vibrante de ternura e de piedade, operava nas almas uma transformação maravilhosa. Um orvalho sobrenatural fecundava-lhes a aridez, clarões de esperança dissipavam-lhes as trevas, uma calma serenidade afugentava delas a angústia. Pois as palavras do Senhor “são espírito e vida” (5). “Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (6).
Como outrora aos seus discípulos, é a nós, agora, que Nosso Senhor convida à confiança. Porque recusaríamos atender à Sua voz?
_______________________________________
1 ) “Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados” (Mt. 9, 2).
2 ) “Filha, tem confiança, a tua fé te salvou” (Mt. 9, 22).
3 ) “Tende confiança, sou Eu, não temais” (Mc. 6, 50).
4 ) “Tende confiança! Eu venci o mundo” (Jo. 16, 33).
5 ) “As palavras que Eu vos disse são espírito e vida” (Jo. 6, 63.
6 ) Lc. 11, 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.