16 de agosto de 2013

Tesouro de Exemplos - Parte 364

PEQUENOS EXEMPLOS

Em 1763, o general marquês de Broc inspecionava o regimento do conde de Provença. Perguntou a um cabo do regimento: - Camarada, por onde começas o dia? - Meu general, começo rezando as minhas orações. - Basta, venha outro. Um soldado que como tu começa por aí, seguramente cumprirá seu dever.

a) Um senhor Bispo visitava um hospital militar. Aproximando-se de um soldado, recomendou-lhe que não deixasse de rezar pela manhã e à noite. Respondeu-lhe: Senhor, eu rezo tôdas as manhãs e tôdas as noites, mas à moda militar, brevemente. - E como é que fazes? - Assim: de manhã, ao despertar, digo: Meu Deus, teu servo se levanta, tem compaixão dêle. E ao deitar-me, digo: Meu Deus, teu servo se deita, tem compaixão dêle. - Bravo! Magnífico!

b) Nos terremotos de 1906 em São Francisco (Califórnia), enquanto todos corriam como loucos de um lugar para outro, as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, da rua Franklin, com sua superiora Madre German, refugiaram-se a orar na capela e rezavam a ladainha do Coração de Jesus, entre os gritos de espanto da multidão. Num instante um mar de fogo e fumo cercou todo o convento; mas, acalmado o incêndio, entre as ruínas dos arredores apareceu o convento intacto, sem se ter queimado nem uma persiana.

c) Um homem casado, mas muito desordeiro, que por conselho de sua espôsa rezava sempre uma Ave-Maria, viu que o Menino Jesus estava coberto de chagas e lhe virava as costas. Compreendeu que eram seus pecados e pediu perdão, e rogou a Nossa Senhora que intercedesse por êle. Assim o fêz Nossa Senhora, mas o Menino recusava-se a perdoar. Pareceu então que a Virgem se pôs de joelhos diante do Filho. Êste comoveu-se, pedoou, mas exigiu que o pecador lhe beijasse as chagas, e estas, à medida que as beijava, desapareciam. Aquêle espôso mudou de vida e tornou-se cristão fervoroso.

d) Era na Alemanha. Um capelão não conseguia converter um condenado que ia ser enforcado. Por fim, disse-lhe: Reze comigo ao menos uma Ave-Maria. Êle a rezou e, banhando em lágrimas, confessou-se e morreu bem.

e) A missa é tão longa! - dizia alguém ao bispo de Amiens, Mons. de la Motte.
- Que vergonha! - respondeu o prelado - um filho se cansa de estar com seu pai; um homem se cansa de estar com seu Deus!

f) Carlos XII, rei da Suécia, embriagou-se e fêz um insulto à sua mãe. Esta retirou-se, e no outro dia não se apresentou ao filho. Carlos, ao saber da causa, tomou um copo de vinho e, apresentando-se à rainha, disse: "Senhora, sei que ontem vos insultei; perdoai-me. Bebo êste vinho à vossa saúde". Em seguida quebrou o copo e acrescentou: "Êste é o último copo de vinho que bebo em minha vida". - E cumpriu a palavra.

g) Henrique VIII, rei católico, para casar-se com Ana Bolena (pôsto que já era casado com outra), abjurou a religião católica e tornou-se um rei perseguidor e sanguinário. Imolou 2 cardeais, 13 abades, 18 bispos, 50 doutôres, 200 padres, 360 senhores e mais de 72.000 vítimas. Ao morrer dizia: "Desgraçado de mim! Não perdoei durante minha vida nem a um homem em minha cólera, nem a uma mulher em minha sensualidade, e morro execrado dos homens e amaldiçoado de Deus".

h) S. Medardo possuía uma novilha, que trazia ao pescoço um cincerro. Um dia um amigo do alheio roubou-lhe a novilha. O cincerro começou a soar; o ladrão encheu-o de palha, e soava; tirou-o do pescoço da vaca e meteu-o num balaio, e continuava a tinir; enterrou-o, e ali estava a tinir. Cheio de terror, devorado pelo remorso, aquêle ladrão confessou a sua culpa, entregando a novilha a seu legítimo dono.

i) Um rapaz foi condenado à morte. Estava prêso e naquele dia seria executado. Sua mãe foi visitá-lo, mas êle repeliu-a, não a quis receber, dizendo: "A senhora tem a culpa. Se, quando eu fazia pequenos furtos, me tivesse castigado, eu não estaria aqui. A senhora, mãe má, aprovou aquêles furtos agora estou condenado".

j) Washington, um dos mais célebres presidentes dos Estados Unidos, era um menino travêsso. Um dia, deu uma machadada numa cerejeira, que seu pai estimava muito, e a àrvorezinha secou. Perguntou o pai aos criados. O menino, a essa altura, apresentou-se ao pai  e disse: "Pai, eu não devo mentir: fui eu". E o pai: "Muito mais estimo a tua sinceridade que tôdas as cerejeiras do mundo. Perdôo-te por teres dito a verdade".

k) O médico Hipócrates, que chegou à idade de 140 anos, dizia: Nunca comi até ficar farto. S. Francisco de Paula chegou aos 91 e S. Afonso também; S. Hilário chegou aos 104 e como êles, muitos outros jejuadores chegaram a idades avançadas.

l) Um santo bispo mandou pôr em seu epitáfio estas palavras: "Lembrai-vos de santificar o dia do Senhor". O santo bispo de Poitiers, Mgr. Pie, dizia: "Quisera que na sepultura de todos os nossos diocesanos se pudesse pôr êste epitáfio: "Êste homem descansou todos os domingos, e os santificou".
O santo cura de Ars dizia: "O domingo é dia de Deus... Conheço dois meios de empobrecer: trabalhar em domingo e roubar".

m) Alguém perguntou ao sábio Diógenes que deveria fazer para vingar-se de um inimigo. Diógenes respondeu: "Ser mais virtuoso que êle".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.