27 de agosto de 2013

Confiança! - Pe. Thomas de Saint Laurent - 7

O Livro da Confiança

Pe. Thomas de Saint Laurent


Capítulo II - Natureza e qualidades da Confiança

II - Ela é fortalecida pela Fé

Levemos mais longe este estudo.
 
Que força soberana fortifica a esperança a ponto de torná-la inabalável aos assaltos da adversidade?... A fé!
 
A alma confiante guarda na memória as promessas do Pai Celeste; medita-as profundamente. Sabe que Deus não pode faltar à palavra, e daí a sua imperturbável certeza. Se o perigo a ameaça, a envolve, a domina mesmo, ela conserva sempre a serenidade. Apesar da iminência do risco, repete a palavra do Salmista: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação... que posso recear? O Senhor protege a minha vida... quem me fará tremer?...” (17).
 
Existem entre a fé e a confiança relações estreitas, laços íntimos de parentesco. Empregando a expressão de um teólogo moderno, deve-se achar na fé “a causa e a raiz” (18) da confiança. Ora, quanto mais penetra a raiz na terra, mais seiva nutriente dela tira; mais vigorosa crescerá a haste; mais opulenta será a floração. Assim, a nossa confiança desenvolve-se na medida em que se aprofunda em nós a fé.
 
Os Livros Santos reconhecem a relação que une essas duas virtudes. Não são designados pelo mesmo vocábulo “fides”, uma e outra, sob a pena dos escritores sagrados?

_______________________________________
17 ) “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o defensor da minha vida, diante de quem temerei?” (Salmos, 26, 1).
18 ) Itaque quatenus fides est causa et radix hujus fiduciae, potest accipi fides pro fiducia causaliter, ut quando S. Jacobus ait: Postulet in fide nihil haesitans (I, 6). Ibi enim et aliis similibus locis fides aut simpliciter ponitur pro fiducia aut intelligitur quidem fides dogmatica, sed in quantum roborat spem. - Pesch, Praelectiones dogmaticae, t. VII, p. 51, nota 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.