7 de maio de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 193

193) Ensinar os ignorantes.
A maior necessidade da alma é a verdade, especialmente a verdade religiosa, que ensina aos homens o caminho da salvação.
Quem instrui os ignorantes sobre as verdades da fé e com eles reparte o pão da doutrina, cumpre uma sublime e meritória missão aos olhos de Deus. Torna-se continuador da obra de Jesus Cristo, que veio à Terra para ser nosso Mestre.
Este dever cabe sobre tudo aos pais, aos mestres, aos superiores. De certo modo, todos nós temos obrigação de ensinar a nosso próximo, ao menos pelo exemplo de uma perfeita prática de nossos deveres cristãos.
Grande figura de educador cristão é São João Batista de La Salle. Fundou muitas escolas gratuitas para crianças pobres. Seus continuadores, os irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas), continuam até hoje a educar cristãmente milhares de jovens.
Caro menino, estuda as verdades divinas, para um dia também ensiná-las aos outros.
"Sê liberal em qualquer gênero de auxílio, para com os necessitados - exorta o mártir de Spielberg - em dinheiro e proteção, quanto puderes; em conselhos, aproveitando as ocasiões; em boas maneiras e boas sugestões. É sempre linda a piedade para com os infelizes..." (Sílvio Pellico:"Sobre os deveres dos homens")

Nenhum comentário:

Postar um comentário