28 de maio de 2010

Sexta-feira da Têmpora de Pentecostes: Vendo-lhes a fé, disse: "Homem, teus pecados estão perdoados".

Homilia de Santo Ambrósio Bispo sobre o Evangelho de hoje: Lucas 5, 17-26, sobre o auxílio espiritual que se deve dar aos doentes.

Lib 5 in cap 5 Lucae post initium

Não foi sem razão nem desproposita essa cura que o Senhor operou com o paralítico, pelo fato de ter orado: isso Ele mandou não por que precisasse, mas por causa do exemplo. Fez isso para dar-nos um modelo a ser imitado, e não porque necessitasse da oração para curá-lo. E aos que ali vieram de toda a Galileia e Judeia, e os doutores da lei de Jerusalém, entre os demais remédios dos débeis, é demonstrada a medicina que ele usou com esse paralítico. Primeiro de tudo, segundo o que dissemos antes, que todo doente convide os seus amigos a rezar pela sua salvação, para que reformem-se, pelo remédio do verbo celestial, os defeitos da estrutura da nossa vida e as pegadas coxas dos nossos atos.

Deve haver, também, admoestadores das almas dos doentes, para que, a despeito da debilidade do corpo exterior, elevem o ânimo dos homens às coisas mais altas. Nas costas desses, ele é facilmente erguido e colocado diante de Jesus, digno de ser olhado pelo Senhor. Porque o Senhor volta sua atenção à humildade: "Porque olhou para a humildade da sua serva" (Lucas 2, 48). "Vendo a fé deles, disse: Homem, teus pecados estão perdoados". Grande é o Senhor, Que, pelo mérito de uns perdoa outros; Que, enquanto prova uns, releva os erros de outros. Por que não valorizas o teu igual, ó homem, se, junto de Deus, o servo tem o mérito da intercessão e o direito de impetrar o que pede?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.