29 de maio de 2010

Louvemos a Santa Trindade e também indivisa unidade, porque fez conosco a Sua misericórdia. (Intr.)

Do livro de São Fulgêncio Bispo (c. 468 - 533) para o diácono Pedro sobre a fé.

Entre as obras de Agostinho, tomo 3

A fé, que os santos Patriarcas e Profetas, antes da encarnação do Filho de Deus, receberam de Deus, a mesma que ouviram os santos Apóstolos d'Esse mesmo Senhor, encarnado, e, instruídos pelo magistério do Espírito Santo, não só pregaram com o sermão, como também deixaram em seus escritos, para salutaríssima instrução da posteridade, essa fé prega a Trindade do Deus único, isto é, Pai e Filho e Espírito Santo. Não seria verdadeiramente uma Trindade se se dissesse que fosse uma e a mesma pessoa o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se, como é única a substância do Pai e do Filho e do Espírito santo, assim única fosse a pessoa, não haveria em Deus absolutamente nada de que se afirmasse verazmente que fosse Trindade.

Por outro lado, sendo verdadeira a mesma Trindade, essa Trindade não seria um só Deus se, do mesmo modo que o Pai e o Filho e o Espírito Santo distinguem-Se entre Si pela propriedade de cada pessoa, assim também fossem separados pela diversidade das naturezas. Mas, como, na Trindade do único verdadeiro Deus, naturalmente é verdadeiro não só o que Deus é único, mas também o que é Trindade, por isso o verdadeiro Deus é Trindade nas pessoas, e uno na natureza única.

Por essa unidade natural, todo o Pai está no Filho e no Espírito Santo; todo o Filho, no Pai e no Espírito Santo; e todo o Espírito Santo, no Pai e no Filhio. Nenhum d'Eles está fora de qualquer Um d'Eles, porque Nenhum dos Outros O precedeu na eternidade, ou excede em magnitude, ou supera em poder; porque nem que o Filho nem que o Espírito Santo, quanto diz respeito à unidade da natureza divina, é maior ou anterior o Pai; nem a eternidade e imensidão do Filho, como se fosse maior ou anterior, poderia naturalmente exceder a imensidão e eternidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.