26 de maio de 2010

Quarta-feira da Têmpora de Pentecostes: Ninguém pode vir a mim se o Pai não o atrair.

Homilia de Santo Agostinho Bispo sobre o Evangelho de hoje: João 6, 44-52

Tratado 26 sobre João, após o início

Não penses que podes ser atraído à revelia: a alma é atraída pelo amor. Nem devemos temer que os homens, que medem as palavras mas estão maximamente distantes de entender as coisas divinas, nos repreendam com a palavra evangélica destas Escrituras santas, dizendo-nos: Como creio por minha vontade, se sou atraído? Eu digo: Pouco o és pela vontade [voluntate]: mais és atraído pelo prazer [voluptate]. O que é ser atraído pelo prazer? Deleita-te no Senhor, e Ele te dará as petições do teu coração. É um prazer para coração daquele para o qual Ele é um doce pão celeste. Além do mais, se o Poeta [Virgílio] pôde dizer "O prazer de cada um o atrai; não a necessidade, mas o prazer; não a obrigação senão o deleite", com quanto mais razão devemos nós dizer que o homem é atraído para Cristo, aquele que se deleita na verdade, na bem-aventurança, na justiça, na vida sempiterna, em tudo isso que é Cristo? Ou será que os sentidos do corpo têm os seus prazeres, e a alma é desprovida dos seus? Se a alma não tem os seus prazeres, por que se diz: Os filhos dos homens esperarão sob a proteção das tuas asas: inebriar-se-ão com a exuberância da tua casa, e lhes darás de beber da torrente do teu prazer. Porque junto de ti está a fonte da vida, e na tua luz veremos a luz.

Dá-me um amante, e ele sentirá a verdade do que eu digo: dá-me um desejoso, um faminto, um peregrino nesta solidão, e um sedento, e um suspirante pela fonte da pátria eterna: dá-me tal, e ele saberá do que eu falo. Mas se falo a um frio, ignorará o que eu falo. Tais eram aqueles que murmuravam entre si. Aquele que o Pai atrair, disse Ele, vem a Mim. Mas por que "Aquele que o Pai atrair", se o próprio Cristo atrai [a Ele]? Por que Ele quis dizer "Aquele que o Pai atrair". Se somos atraídos, somos atraídos por aquele de quem dizem os que amam: Após o odor dos teus unguentos corremos. Mas quem quiser entender, advirtamos os irmãos, e, o quanto pudermos, entendamos. Atrai o Pai ao Filho aqueles que por isso mesmo creem no Filho, porque creem que o Seu Pai é Deus. Porque Deus Pai gerou o Filho igual a Si; e o Pai atrai ao Filho aquele que, na sua fé, pensa, sente e medita que é igual ao Pai Aquele em Quem crê.

Ario creu na criatura, não o atraiu o Pai, porque não vê o Pai aquele que não crê que o Filho Lhe é igual. Que dizes, ó Ario? Que dizes, herege? Que falarás? O que é Cristo? "Não é, diz ele, verdadeiro Deus, mas Aquele a Quem o verdadeiro Deus fez." Não te atraiu o Pai, porque não entendeste o Pai, Cujo Filho negas. Outra coisa pensas, que não é o Filho, pois não és atraído pelo Pai se não és atraído para o Filho. Uma coisa, pois, é o Filho, e outra coisa é aquilo de que falas. Fotino diz: Cristo é apenas homem, não é também Deus. Quem crê assim, não é o Pai que o atrai. Quem o Pai atrai? Aquele que diz: Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo. Mostra um ramo verde a uma ovelha, e a atrairás. Mostra uma noz a um menino, e o atrairás, e todo homem que corre é atraído, amando é atraído, sem injúria do corpo é atraído, pelo laço do coração é arrastado. Se, portanto, essas que estão entre as delícias e prazeres terrenos, quanto mostrados aos amantes, os atraem (já que é verdade que "O prazer de cada um o atrai"), não atrai o Cristo, revelado pelo Pai? O que a alma deseja mais fortemente do que a verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.