25 de maio de 2010

Terça-feira na Oitava de Pentecostes: Eu sou a porta das ovelhas.

Homilia de Santo Agostinho Bispo sobre o Evangelho de hoje: João, 10, 1-10.

Tratado 45 sobre João, após o início

Na leitura de hoje, o Senhor propôs uma comparação do Seu próprio rebanho, e da porta pela qual se entra ao aprisco. Digam, então, os pagãos: Bem vivemos! Se não entram pela porta, de que lhes serve aquilo de que se gloriam? Para uma só coisa aproveita viver bem: para que se lhe dê viver para sempre - de que adianta, pois, viver bem, àquele a quem não é dado viver para sempre? Porque não são dignos de se dizer que vivam bem os que, pela cegueira, ignoram, ou, pela soberba, desprezam qual seja o fim de um viver bem. Mas ninguém tem por verdadeira e certa a esperança de viver para sempre, senão quem conhece a vida, que é Cristo, e, pela porta, entre no aprisco.

Muitos desses homens procuram até persuadir os homens a viver bem, e não são cristãos. Por outra parte querem entrar, roubar e matar; não querem, como o bom pastor, conservar e salvar. Houveram certos filósofos que, muito detalhadamente, das virtudes e vícios trataram, dividiram, definiram, com agudíssimos raciocínios concluíram, livros encheram, sua sabedoria com estrondo espalharam pelos ventos, que chegaram a dizer aos homens: Segui-nos, guardai a nossa seita, se quereis viver bem-aventuradamente. Mas não entravam pela porta: queriam perder, sacrificar e assassinar.

Que direi desses? Eis que os próprios fariseus liam, e, no que liam, de Cristo diziam, esperavam-n'O por vir, mas, presente, não O reconheceram. Jactavam-se de estar entre os Videntes, ou seja, entre os sábios, e negavam Cristo, e não entravam pela porta. Também esses, se acaso seduzirem alguns, o será para sacrificá-los e assassiná-los, e não para livrá-los. Deixemo-los, e vejamos se talvez entram pela porta os que se gloriam do próprio nome de Cristo. Mesmo entre esses, são inumeráveis os que não apenas se jactam de ser Videntes, mas querem ser vistos como iluminados por Cristo; no entanto, são hereges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário