24 de maio de 2010

Segunda-feira na Oitava de Pentecostes: Quem faz a verdade vem à luz.

Homilia de Santo Agostinho Bispo, sobre o Evangelho de hoje: João 3, 16-21.

Tratado 12 sobre João, perto do fim

Tudo o que há num médico, vem no sentido de sarar o doente. E mata-se aquele que não quer observar os preceitos do médico. Da mesma forma, por que Aquele é chamado Salvador do mundo, senão para que salve o mundo, e não o julgue? Não queres ser salvo por ele? Por teus [feitos] serás julgado. E por que eu digo "Serás julagdo"? Vê o que disse [São João]: "Quem crê n'Ele não será julgado. Aquele, porém, que não crer..." Que esperavas que dissesse, senão: "Será julgado"? Porém, ele diz: "Já está julgado". Não aparece o juízo, e no entanto já está feito.

O Senhor conehce os que são d'Ele: conhece os que continuarão até a coroa, e os que continuarão até a chama. Ele conhece, no seu campo, o trigo assim como conhece o abrolho; conhece o cereal, conhece também a cizânia. Já está julgado o que não crê. Por que julgado? Porque não creu no nome do Filho unigênito de Deus. Esse é o juízo: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Meus irmãos, obras de quem o Senhor achará boas? De ninguém. Acha todas obras más. Como, pois, alguns fizeram a verdade e vieram à luz? Porque está escrito: Quem faz a verdade, vem à luz.

"Mas amaram, disse, mais as trevas que a luz." Aí puseram a vontade. Pois muitos amaram os seus pecados, outros muitos, porém, confessaram os seus pecados. E os que confessam e acusam os seus pecados já obram com Deus. Deus acusa os teus pecados: se tu também os acusardes, juntas-te a Deus. Como que duas coisas diferentes são o homem e o pecador. Deus fez o homem, mas o pecador foi feito pelo homem. Destrói o que fizeste tu, para que Deus salve o que Ele fez. Convém que odeies em ti a tua obra, e ames em ti a obra de Deus. Quando começarem a desagradar-te os teus feitos, então começarão as tuas boas obras, porque estarás acusando as tuas obras más. O início das obras boas é a confissão das obras más.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.