11 de maio de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 197

197) Sofrer com paciência as fraquezas do próximo.
Jó era um príncipe ilustre em todo o Oriente.
Havia-lhe Deus dado tudo o que o homem pode desejar na Terra: honras, riquezas, família numerosa ...
Querendo Deus, porém, provar-lhe a virtude, permitiu que ele perdesse os seus bens de fortuna. Pereceram depois trágicamente os seus filhos e, enfim, assaltou-o uma atroz moléstia, que o tornava insuportável a todos. Precisou transferir seu leito para um lugar infecto.
Certa vez, três de seus amigos vieram de longe para visitá-lo. Vendo-o tão deformado pela lepra, começaram a acusá-lo, dizendo-lhe que ele havia merecido de Deus todos aqueles infortúnios em castigo de seus pecados.
Jó, no entanto, sofreu tudo com paciência: a perda das riquezas, dos filhos, da saúde e mesmo as estultas acusações dos amigos desleais. Deus, como recompensa, restituiu-lhe a saúde, uma nova família e o dobro das riquezas que possuía antes.
Lembremo-nos que todos temos defeitos e que por isso, devemos compadecer-nos mútuamente. Trazemos o fardo de nossas misérias sobre nossos ombros mas, quando vemos os defeitos do próximo, esquecemo-nos dos nossos. Aprendamos de Jesus a doçura e a mansidão de trato e de coração.
"Procurai ser paciente, suportando os defeitos alheios" (Imitação de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário