29 de maio de 2010

Domingo da Santíssima Trindade: Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Homilia de São Gregório Nazianzeno

Tratado sobre a fé, após o início

Qual católico ignora que o Pai seja verdadeiramente o Pai, o Filho seja verdadeiramente o Filho, e o Espírito Santo seja verdadeiramente o Espírito Santo, como o mesmo Senhor disse aos Seus Apóstolos: "Ide e batizai todos os Povos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."? Essa é a Trindade perfeita consistente na unidade, de que claramente professamos a unidade da substância. Porque não fazemos em Deus divisão segundo a condição dos corpos, mas segundo o poder da divina natureza, que não está na matéria, e cremos que verdadeiramente existem as pessoas correspondentes a cada nome, e somos testemunhas da unidade da essência da divindade. Não dizemos ser o Filho de Deus extensão de uma parte a outra parte de alguma outra pessoa divina, como alguns opinaram, nem dizemos que ele é meramente a "palavra" no sentido do som da voz, mas cremos que os três nomes e as três pessoas sejam unidade de essência, unidade também de majestade e de poder. E do mesmo modo professamos um único Deus, porque a unidade da majestade proibe de chamar "deuses", no plural. Por isso, catolicamente chamamos Pai e Filho, mas dizer que hajam dois Deuses, não podemos nem devemos. Não que o Filho de Deus não seja Deus, senão Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; mas, como conhecemos que o Filho de Deus não provém de outro lugar que não Esse mesmo único Pai, por isso dizemos que Deus é uno. Isso ensinaram os Profetas e os Apóstolos, e isso ensinou o mesmo Senhor, quando disse: "Eu e o Pai somos um". Dizendo "um", refere-se à unidade da divindade, e dizendo "somos", no plural, designa as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário