4 de janeiro de 2009

Orações: ORAÇÃO DA NOITE

+ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Meu Deus, adoro reverentemente a vossa infinita majestade; e agradeço humildemente todas as graças que me dispensastes, especialmente a mercê de me terdes conservado neste dia.

Vinde Espírito Santo, iluminar o meu entendimento, para melhor conhecer as minhas faltas, e inspirar-me um sincero arrependimento.

Fazer aqui o exame de consciência sobre qual tenha sido a nossa conduta durante o dia; percorrer os mandamentos da Lei de Deus e os preceitos da Santa Igreja, para ver se nalgum deles houve transgressão.

DECÁLOGO

  1. Adorar a Deus e amá-lo sobre a todas as coisas.
  2. Não invocar o santo nome de Deus em vão.
  3. Santificar os Domingos e Festas de Guarda.
  4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
  6. Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
  8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).
  9. Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
  10. Não cobiçar as coisas alheias.

MANDAMENTOS DA SANTA IGREJA

  1. Ouvir Missa inteira e abster-se de trabalhos servis nos Domingos e Festas de Guarda.
  2. Confessar-se ao menos uma vez em cada ano.
  3. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
  4. Guardar abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja.
  5. Contribui para as despesas do culto e para a sustentação, segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja.

ATO DE FÉ

Meu Deus, creio firmemente tudo o que Vós revelastes e a Santa Igreja Católica nos ensina, porque não podeis enganar-Vos, nem enganar-nos.

Adição facultativa:

Creio, sobretudo, que há um Deus Uno em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo; que o Verbo Divino se fez homem, para nos resgatar; e que Deus recompensa o bem e reprova o mal.

ATO DE ESPERANÇA

Meu Deus, espero em Vós, porque sois onipotente, infinitamente misericordioso e fidelíssimo ás vossas promessas.

ATO DE CARIDADE

Meu Deus, amo-Vos de todo o meu coração porque sois infinitamente bom, e por amor de Vós amo ao próximo como a mim mesmo.

ATO DE CONTRIÇÃO

Meu Deus, porque sois infinitamente bom, e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão da minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim.

Meu Santo Anjo da Guarda, rogai por mim.

Meu Santo Patrono, rogai por mim.

Que o Senhor me abençoe, me preserve de todo o mal, e que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, repousem em paz. Amém.

+Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


LEMBRAI-VOS

Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem.

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguns daqueles que têm recorrido à vossa proteção fosse por Vós desamparado. Animado, pois, de igual confiança, ó Virgem das Virgens e minha Mãe, a Vós recorro e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não desprezeis, ó Mãe de Deus, a minha súplica, mas ouvi-me e atendei-me favoravelmente. Amém.

Nas condições requeridas (estar em estado de graça, ter a intenção habitual e recitar a oração piedosamente): Indulgência de 3 anos. Indulgência plenária uma vez por mês (ao rezar a oração indulgenciada durante 30 dias consecutivos, lucra-se, em um dia à escolha, uma indulgência plenária, ao cumprir as prescrições ordinárias.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Guarda e Pai das Virgens, S. José, a cuja fiel proteção foram confiados Jesus Cristo, a mesma inocência, e Maria, Virgem das Virgens, em nome de Jesus e Maria, esse duplo depósito que tão caro vos foi, vos rogo e suplico que me conserveis isento de toda a impureza, para que, com o espírito puro e o corpo casto, sempre sirva fielmente a Jesus e a Maria. Amém.

Ind. 3 anos; 7 anos, no mês de março e todas as quartas-feiras do ano. Ind. plen. uma vez por mês.

AO ANJO DA GUARDA

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Amém.

Ind. 300 dias. Ind. plen. uma vez por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário